Goiás x Coritiba: escalações, onde assistir e estreias em time reformulado

Silvio Rauth Filho

Matheus Bianqui (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Goiás nesta segunda-feira (dia 3) às 20 horas, na Serrinha (Estádio Hailé Pinheiro), no fechamento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois estão na zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão ao vivo pelo Premiere (PFC).

ESCALAÇÃO
O Coritiba terá estreias. Uma será o auxiliar-técnico Thiago Kosloski como treinador interino, comandando a equipe principal pela primeira vez. Ele substitui Antônio Carlos Zago, demitido na última terça-feira.

Outra esteia será do lateral-direito Diogo Batista, 19 anos, revelado na base, que vai fazer sua primeira partida como profissional. Ele substitui Natanael, suspenso. Outra opção seria Marcos Vinícius, que veio do Maringá, por empréstimo.

O time ficou com apenas duas opções para volante: Matheus Bianqui e Andrey. Isso porque Bruno Gomes está suspenso. Willian Farias e Liziero estão lesionados. E Júnior Urso rescindiu contrato. Para completar, o recém-contratado Fransérgio ainda não foi inscrito – a janela de transferências abre nesta segunda-feira (dia 3).

ESQUEMA TÁTICO
Com Zago, o Coritiba vinha usando o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. Nesse formato, Marcelino Moreno vinha jogando como extremo, aberto pela esquerda.

Com Kosloski, o time vai adotar o 4-1-4-1, com o destro Kuscevic e o canhoto Thiago Dombroski na zaga. Os destros Jean Pedroso e Bruno Viana ficam no banco.

Andrey será o único volante. Marcelino Moreno e Matheus Bianqui devem jogar centralizados na linha de quatro, com bastante liberdade ofensiva, mas com suas obrigações defensivas. Robson (direita) e Alef Manga (esquerda) seguem como extremos. Zé Roberto é o centroavante.

O time pode variar para o 4-2-3-1, com Marcelino Moreno centralizado na linha de três. Nesse caso, Bianqui recua e vira volante.

FALTAS
Goiás x Coritiba é o duelo de time que mais cometem faltas no Brasileirão 2023, segundo dados do WhoScored. O Goiás tem média de 17,0 por jogo e o Coxa fica em segundo lugar desse ranking, com 16,6, empatado com o Palmeiras. Outra curiosidade é que o Goiás é a equipe mais sofre faltas na Série A, com 18,6 por partida – o time paranaense é o 9º nesse ranking, com 14,2.

GOIÁS
Comandado pelo técnico português Armando Evangelista (49 anos, ex-Arouca), o Goiás terá três mudanças na escalação: os laterais Maguinho e Sander e o centroavante Matheus Peixoto voltam nos lugares de Bruno Santos, Hugo e Diego Gonçalves. Os destaques do time são o lateral Sander (32 anos, ex-Sport), o meia argentino Julian Palacios (24 anos, ex-San Lorenzo), o volante Zé Ricardo (24 anos, ex-Fluminense) e o goleiro Tadeu (31 anos, formado na base do Coritiba).

O time vem de duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos – dois pela Sul-Americana e três pelo Brasileirão.

GOIÁS x CORITIBA
Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian Oliveira e Guilherme Marques (Morelli); Palacios, Matheus Peixoto e Matheusinho. Técnico: Armando Evangelista
Coritiba: Gabriel; Diogo Batista, Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Andrey; Matheus Bianqui, Marcelino Moreno, Robson (Kaio César) e Alef Manga; Zé Roberto. Técnico: Thiago Kosloski
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
TV: Premiere

OS CONVOCADOS
Goleiros
: Gabriel, Luan Polli e Pedro Morisco
Zagueiros: Bruno Viana, Henrique, Jean Pedroso, Kuscevic e Thiago Dombroski
Laterais: Diogo Batista, Jamerson, Marcos Vinicius e Victor Luis
Volantes: Andrey, Matheus Bianqui
Meias: Boschilia, Gabriel Silva, Jean Gabriel, Marcelino Moreno
Extremos: Alef Manga, Kaio César, Robson e Ruan Assis
Centroavantes: Rodrigo Pinho e Zé Roberto