Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Guto Ferreira: novo técnico na área

Guto Ferreira, 56 anos, é o novo técnico do Coritiba. O clube ainda não confirmou a contratação, mas o treinador chegou a um acerto para comandar o clube paranaense, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ele chega na terça-feira a Curitiba para assinar contrato. As informações são do GE.

O último trabalho de Guto Ferreira foi no Bahia, iniciado em 2021 e encerrado em junho de 2022. Ele estava livre no mercado. Começou a carreira nas categorias de base do Internacional e passou por Noroeste, Penafiel (Portugal), Naval (Portugal), 15 de Novembro, Mogi Mirim, Criciúma, ABC, Ceará, Chapecoense, Ponte Preta, Figueirense e Sport.

Os principais títulos da carreira foram estaduais pelo Inter (2002), pela Chapecoense (2016) e pelo Bahia (2018), além da Copa do Nordeste (Ceará em 2020).

O canal Footure, no Youtube, fez uma análise sobre o estilo de jogo de Guto Ferreira – clique aqui para assistir.

MUDANÇA
Guto chega para substituir o técnico Gustavo Morínigo, demitido nesse domingo, junto com o head esportivo René Simões. A decisão ocorreu após a derrota por 1 a 0 para o Atlético Mineiro, no Couto Pereira.

Essa foi a primeira demissão de técnico da atual diretoria, eleita em dezembro de 2020. Gustavo Morínigo foi contratado como treinador do Coxa pelos dirigentes em janeiro de 2021 e estava no comando desde então.

René Simões estava no cargo de head esportivo desde dezembro de 2021.

Junto com Morínigo, foram demitidos os auxiliares Toro Acuña e Diosnel Burgos, e o preparador físico Gonçalo llanos.

Como técnico do Coritiba, Morínigo acumulou 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas — aproveitamento de 50,8% dos pontos disputados. Ele assumiu a nove rodadas do final do Brasileirão 2020 – que terminou no início de 2021, devido à pandemia – com o time já praticamente rebaixado. Em 2021, caiu na primeira fase do Campeonato Paranaense, mas conseguiu o acesso na Série B do Brasileiro. Em 2022, conquistou o título estadual.