Justiça pode antecipar data para Alef Manga voltar a jogar pelo Coritiba

Ele pode voltar a jogar no dia 8 de fevereiro, contra o Cianorte, se todos os entendimentos da Justiça forem favoráveis a isso

Redação Bem Paraná
Alef Manga: STJD

Alef Manga (Crédito: Geraldo Bubniak)

O atacante Alef Manga pode voltar a jogar pelo Coritiba no dia 8 de fevereiro, contra o Cianorte. Ao menos se todos os entendimentos da Justiça forem favoráveis a isso. O jogador tem duas pendências. A primeira é uma suspensão de 360 dias sem jogar por causa do envolvimento no esquema de apostadores, que já foi resolvida. A outra é de oito jogos por causa de uma briga em um Atletiba em 2023.

Alef Manga foi suspenso por 360 dias por ter recebido cartão amarelo em uma partida contra o América-MG ainda em 2022. A pena começou a valer após o julgamento pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no dia 9 de agosto. Contudo, metade da pena foi revertida em multa. Assim, ele estaria liberado para voltar ao futebol a partir de 27 de janeiro deste ano.

Depois disso, entra o segundo caso, o da suspensão pela briga generalizada na partida Athletico 1 x 1 Coritiba, na Arena, em 2023. A sentença final era de gancho em 8 partidas pelo Campeonato Paranaense. O jogador já cumpriu uma. Faltariam sete. Mas o Tribunal de Justiça Desportiva (TJP-PR) entende que metade do período de suspensão pode ser convertido em multa. Com isso, ele cumpriria apenas quatro jogos de gancho – assim, faltariam três.

Entre o período do fim da suspensão pelo esquema de apostas (27 de janeiro) e o da suspensão pela briga, o Coritiba tem três jogos pelo Estadual: Operário (no Couto, dia 28/1, pela 4ª rodada), Azuriz (fora de casa, dia 31/1, pela 5ª rodada) e Andraus (no Couto, dia 4/2, pela 6ª rodada). Teoricamente, Alef Manga poderia então enfrentar o Cianorte (fora de casa, dia 8/2, pela 7ª rodada). Mas seu retorno dependeria ainda do Coritiba fazer um requerimento ao TJD, que ainda iria analisar o caso.