Thiago Heleno: de volta ao time do Athletico (foto: José Tramontin / Athletico)

O Athletico enfrenta o Fluminense neste domingo, às 18h30, na Arena da Baixada. A partida é válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e confronta um dos melhores mandantes do Brasileirão e um dos piores visitantes.

A partida será transmitida pela Rede Furacão e pelo Cazé TV no Youtube e na Twitch.

MANDO DE CAMPO

Como mandante, o Athletico tem o 4º melhor desempenho no Brasileirão. Foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota (para o Grêmio).

Já o Fluminense é apenas o 14º em termos de desempenho como visitante. Não vence há seis partidas quando joga fora de casa. Nesse período, foram cinco derrotas (contra Botafogo, Corinthians, São Paulo, Coritiba e Grêmio) e um empate (diante do Goiás). Trata-se do pior desempenho no período entre todos os clubes do Brasileirão, ao lado do Santos.

TABELA

No Brasileirão, o Athletico inicia a rodada em 6º lugar, com 32 pontos. O Fluminense aparece em 4º lugar, com 34.

FORMAÇÕES ANTERIORES

No Brasileirão, o Athletico tem variado bastante os esquemas táticos. Na última partida, diante do Goiás, Wesley Carvalho escalou o time num 5-3-2, com Cuello como ala-esquerda. O meio-de-campo tinha Fernandinho, Erick e Canobbio no meio e Vidal mais avançado, quase como um atacante, mais perto de Vitor Roque.

No jogo anterior, a vitória de 2 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena da Baixada, Carvalho havia armado o time num 4-2-3-1, com Vitor Bueno e Canobbio como meias-pontas e Vidal como meia centralizado.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Os desfalques no Athletico são o lateral-direito Khellven (negociado com o CSKA, da Rússia) e o volante Fernandinho (suspenso por ter acumulado três cartões amarelos). O zagueiro Thiago Heleno, que ficou de fora na última partida – empate em 1 a 1 contra o Goiás, em Goiânia – deve retornar ao time, em lugar de Zé Ivaldo.

Na lateral-direita, Madson deve ser o escolhido. No meio, há uma dúvida entre Hugo Moura e Vitor Bueno. Na primeira hipótese, Hugo Moura seria o primeiro volante, ao lado de Erick. Se Vitor Bueno for o escolhido, ele pode atuar mais avançado e Vidal pode ficar mais recuado.  

ESCALAÇÃO DO FLUMINENSE

O Fluminense tem dois desfalques certos para a partida deste domingo. O lateral-esquerdo Marcelo está machucado e o atacante John Arias cumpre suspensão. Num primeiro momento, o técnico Fernando Diniz deve escalar Diogo Barbosa na lateral e John Kennedy no ataque.

Contudo, Diniz não descarta poupar jogadores e, com isso, alterar mais peças na equipe. Isso por causa do desgaste físico. Na quinta-feira (24), o time jogou pela Copa Libertadores – derrotou o Olímpia do Paraguai, por 2 a 0.

ATHLETICO x FLUMINENSE

Athletico: Bento; Madson, Thiago Heleno, Cacá e Esquivel; Hugo Moura (Vitor Bueno) e Erick; Canobbio, Vidal e Cuello (Zapelli); Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; Lima e André; John Kennedy, Ganso e Keno; Cano. Técnico: Fernando Diniz
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo, às 18h30