Fernandinho, do Athletico
Fernandinho, do Athletico (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense volta a campo nesta quarta-feira (dia 24) às 19 horas para a 3ª rodada do Campeonato Paranaense. O duelo será contra o líder Maringá, semifinalista em 2023 e vice-campeão em 2022.

O jogo terá transmissão da Rede Furacão.

Arena lotada
A partida marca reencontro do Furacão com a Arena da Baixada. E o estádio vai estar lotado. O jogo não teria torcida, seria com “portões fechados”, devido a punição do TJD-PR pela violência no Atletiba de fevereiro de 2023. No entanto, o próprio Tribunal alterou a pena e permitiu o acesso de mulheres, crianças (até 12 anos) e pessoas com deficiência (homens e mulheres). Era preciso gerar um ingresso no site do clube e os bilhetes foram esgotados no último domingo. Não houve venda de ingressos. Para entrar na Arena, é preciso doar 1 kg de alimento.

Séries invictas
Na partida, o Athletico vai defender séries invictas. O time não perde na Arena há seis meses (ou 13 jogos) – a última derrota foi em 12 de julho de 2023, para o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

No confronto direto, o time da capital também não perde para o Maringá desde 2015 — derrota por 2 a 1, em Curitiba, pelo Paranaense. Depois daquele duelo, foram sete vitórias do Furacão e dois empates.

Outra invencibilidade é dentro do Paranaense. Em 2023, o time foi campeão invicto. A última derrota ocorreu em 2022, pela semifinal: 2 a 1 para o Coritiba, na Arena da Baixada. Depois daquele duelo, foram 16 vitórias e quatro empates do Furacão na competição estadual. A última derrota para equipes do Interior ocorreu também em 2022, nas quartas de final: 1 a 0 para o Londrina, no Estádio do Café.

Escalação
O técnico Juan Carlos Osorio não deu detalhes sobre a escalação, mas avisou no início do ano que vai rodar todo o elenco durante 2024. Para a partida, ele não vai usar o centroavante Rômulo, que foi titular em Pato Branco, no domingo. Agora, a vaga deve ficar com Pablo ou Julimar.

O volante Fernandinho volta a ser titular – ele deve jogar apenas as partidas em Curitiba, para evitar desgaste físico desnecessário. Os jogadores que mais atuaram até agora (como Alex Santana e Canobbio) podem deixar a equipe, para evitar desgaste físico excessivo.

Copinha
O time sub-20, que disputou a Copinha em janeiro de 2024, ganhou férias e retorna às atividades em 4 de fevereiro. Só então Osorio vai contar com esses novatos para o Paranaense. Ele já afirmou que pretende promover o centroavante dos juniores.

Esquema tático
O treinador colombiano vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. A linha de quatro tem dois extremos (Canobbio na esquerda e Cuello na direita) e dois jogadores centralizados, fazendo o trabalho de área a área (Erick e Alex Santana).

Desfalques
As baixas no Athletico são o lateral-direito Leo Godoy e o centroavante Renan Viana, em recuperação, além de três suspensos: Thiago Heleno, Pedro Henrique e Christian. Também ficam de fora Esquivel (Argentina), Mycael (Brasil), Luan Patrick (Brasil), Fernando Nava (Bolívia) e Arriagada (Chile), que estão com suas seleções no Torneio Pré-Olímpico.

Maringá
O Maringá conseguiu manter o técnico e a base do time vice-campeão de 2022. E também da boa campanha de 2023 (semifinalista do Paranaense e com bons números na Série D do Brasileiro). Clique aqui para saber mais.

Escalações de Athletico e Maringá

ATHLETICO x MARINGÁ
Athletico
: Bento; Madson, Kaique Rocha, Gamarra e Vinícius Kauê; Fernandinho; Erick, Zapelli (Alex Santana), Cuello e Jaber (Canobbio); Pablo (Julimar). Técnico: Osorio
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Tito e Caíque; Rodrigo Santos e Parrudo; Robertinho, Zé Vitor e Edison Negueba; Serginho. Técnico: Jorge Castilho
Árbitro: Marco Antonio dos Santos Travessolo
Local: Arena da Baixada, às 19 horas
TV: NSports e Rede Furacão