WhatsApp Image 2024-01-16 at 17.06.39
O centroavante Edu (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Operário neste domingo (28), às 18h30, no Couto Pereira, pela 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. A partida confronta duas equipes que se sentiram decepcionadas com os resultados obtidos na 3ª rodada.

A partida deste domingo será transmitida pelo canal da NSports no YouTube (youtube.com/@nsports_oficial).

DECEPÇÃO DO CORITIBA

Na quinta-feira (25), o Coritiba empatou em 3 a 3 com o Londrina e perdeu seus primeiros pontos na competição. Segundo o técnico Guto Ferreira, o time coxa-branca teve domínio na partida. “Temos que ser coerentes. Tivemos 65% de posse de bola no primeiro tempo e no segundo tempo ficamos com 68%. Tivemos 24 finalizações contra apenas nove do adversário. Os números nos dão uma vantagem avassaladora”, afirmou ele. “Estávamos no controle, com chance de fazer o terceiro gol, mas o Londrina, em erros nossos, criou oportunidades e fez dois gols. Não estou feliz, pois queria a vitória. Estou confiante que estamos no caminho certo, mas tem coisas que precisamos melhorar bastante”.

DECEPÇÃO DO OPERÁRIO

Um dia antes, o Operário levou 1 a 0 do Cianorte e sofreu sua primeira derrota no Estadual. O gol foi marcado por Guilherme, aos 48 minutos do segundo tempo. O técnico Rafael Guanaes fez nove mudanças para essa partida e recebeu críticas. “Da minha parte sempre vai ter muita convicção. Na minha cabeça, não (tem pressão). Se empata, ninguém falaria nada”, disse ele. “É campeonato de tiro curto. Vitória e derrota fazem parte”.

TABELA

O Coritiba começa a rodada com 7 pontos, em 3º lugar. O Operário soma 4 pontos, em 6º. Na primeira fase, os times jogam em turno único. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final.

GOLEIROS

No gol, o Coritiba vive uma situação peculiar. Gabriel, 31 anos, foi titular diante do PSTC (3 a 1) e do Londrina (3 a 3) e levou gols em ambos. O técnico Guto Ferreira até o defendeu após o empate de quinta-feira. “Gabriel é um cara experiente, tenho certeza que vai respirar fundo. Tudo que aconteceu hoje foi normal do jogo. O cara está ali para defender, mas às vezes não defende”, afirmou.

Pedro Morisco, 19 anos, que jogou diante do São Joseense (vitória por 2 a 0), foi expulso do banco de reservas na partida contra o Londrina e cumpre suspensão neste domingo. Motivo: ele foi à área técnica do adversário e chutou um copo de água. O árbitro não perdoou. “O Pedro é um menino espetacular, mas num momento emocional passou do ponto e foi punido. Que bom que não precisamos dele (no jogo com o Londrina). Errou. No intervalo, chegou todo desesperado: ‘professor, me desculpe’”, afirmou Guto. “Ele sabia que seria chamada atenção. Foi um aprendizado medonho para ele”.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Nessas 11 partidas iniciais do Estadual, o técnico Guto Ferreira vai promover um ‘rodízio’, trocando escalações para evitar o desgaste físico e para se adaptar às características de cada jogo. Na primeira para a segunda rodada, foram quatro trocas; da segunda para a terceira, oito.

Os desfalques certos são o goleiro Pedro Morisco (suspenso), o os volantes Bruno Gomes (seleção sub-23) e Sebá Gómez (lesão) e o ponta Alef Manga (suspenso). O volante Andrey passa por um trabalho especial de recuperação física e não deve ser relacionado. O centroavante Slimani, que defendeu a seleção da Argélia na Copa Africana de Nações, é esperado para o dia 5 de fevereiro – mas tem a possibilidade de ser negociado até o dia 31 de janeiro.

O técnico Guto Ferreira vem armando o Coritiba no 4-2-3-1. Entre os que não começaram a partida diante do Londrina, os mais cotados para entrar na equipe diante do Operário são o lateral-direito Natanael, o volante Vini Paulista, o meia Matheus Frizzo e o centroavante Edu. A escalação só deve sair no dia do jogo.

ESCALAÇÃO DO OPERÁRIO

No Operário, Guanaes deve fazer novas mudanças. Os desfalques são o lateral-esquerdo Pará e o zagueiro Alan Godoy, lesionados. Dentro da seara de possibilidades, a novidade deve ser o retorno do atacante Felipe Augusto, autor de dois gols na vitória de 2 a 0 sobre o PSTC. O atacante Marcelo Cirino (ex-Athletico) pode ser relacionado para um jogo pela primeira vez.

CORITIBA x OPERÁRIO
Coritiba: Benassi; Natanael, Thalisson, Reynaldo (Mauricio Antônio) e Jamerson (Rodrigo Gelado); Arilson (Fransérgio) e Vini Paulista (Matheus Bianqui); Robson (Wesley Pomba), Matheus Frizzo (Fabrício Daniel) e Figueiredo (Kaio César); Edu (Éberth). Técnico: Guto Ferreira
Operário: Rafael Santos; Sávio, Joseph, Willian Machado e Lucas Hipólito; Índio, Vinicius Diniz (Neto Paraíba ou Rodrigo Lindoso), Cássio Gabriel) e Maxwell; Felipe Augusto e Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes
Árbitro: Kleber Daniel Gonçalves Silva
Local: Couto Pereira, domingo, às 18h30