Comec cria linha de ônibus para atender moradores do Campo Alto, em Colombo

24 abril, 2017 às 14:59  |  por Mario Akira

Uma nova linha de ônibus que vai ligar o bairro Campo Alto (Colombo) ao Terminal Santa Cândida (Curitiba) entra em operação a partir de segunda-feira (01 de maio). A linha B39-CampoAlto/Sta Cândida, gerenciada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), será integrada e o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou através do cartão metropolitano.

Atualmente os usuários do bairro Campo Alto são atendidos pela linha 222-Vila Esperança, que faz ligação com o Terminal Boa Vista. Porém, a partir de 01 de maio, a Urbs vai alterar esta linha para atender outra localidade dentro da capital, por se tratar de um atendimento urbano. “A Comec agilizou a criação de uma nova linha para poder assegurar o atendimento à população de Colombo”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec.

 

Continuar lendo

Prefeito Marquinhos participou da reunião do Comitê Gestor do Pró-Metrópole

24 abril, 2017 às 14:26  |  por Mario Akira

O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou na quarta feira (19) passada da reunião ordinária do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na sede da FIEP em Curitiba. O segundo encontro do colegiado, criado para promover o desenvolvimento conjunto da Região Metropolitana de Curitiba, foi conduzido pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, com a participação de gestores municipais, representantes do Estado, Sanepar, Sebrae e instituições da iniciativa privada.

Entre as pautas abordadas, um tema de interesse para Piraquara, tratou sobre as alternativas para o desenvolvimento de municípios que conservam mananciais. “É importante que todos os demais municípios e a iniciativa privada reconheçam nossa importância no contexto de abastecimento metropolitano e nos ajudem a compensar isso”, destacou o Prefeito Marquinhos.

Representantes da Sanepar fizeram uma apresentação sobre o projeto de exploração sustentável e desenvolvimento da região da Barragem Piraquara II e falaram sobre outros programas para a compensação dos municípios que possuem reservatórios de abastecimento público. A pauta da reunião também contou com a apresentação de projetos do Sebrae para a RMC e o possível estabelecimento de um mercado regional com produtos oriundos da produção regional.

Refis 2017: pportunidade para contribuintes em débito

24 abril, 2017 às 14:25  |  por Mario Akira

A Prefeitura Municipal da Lapa oferece uma oportunidade de renegociação para contribuintes que estejam em débito com tributos como IPTU, ISS, Taxas de Licença, e Contribuição de Melhorias nos anos de 2014, 2015 e 2016. Débitos anteriores a 2013, com valor inferior a R$ 369,72 também poderão se enquadrar no REFIS.

O REFIS (Programa de Recuperação Fiscal) tem por objetivo promover a regularização de créditos tributários e não tributários decorrentes de débitos de contribuintes de pessoa física ou jurídica.

 

Continuar lendo

Procon Campo Largo alerta para golpes de empréstimos

24 abril, 2017 às 14:24  |  por Mario Akira

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, em Campo Largo, alerta todos os consumidores campo-larguenses para empréstimos oferecidos pela internet e telefone, onde quadrilhas usam indevidamente o nome de instituições financeiras com renome no mercado para aplicar o golpe. De acordo com o Órgão, quem liga para o telefone anunciado é orientado a realizar um depósito adiantado. Geralmente, alegam ao cliente que esteja negativado ou que tenha baixa pontuação de crédito, que esta é a única forma de assegurar a liberação do valor a ser emprestada. Porém, o crédito nunca é concedido e os estelionatários dificilmente localizados.

A coordenadora do Procon Municipal, Zeila Plath, explica que os idosos estão mais vulneráveis a esse tipo de golpe e até mesmo, fraudes financeiras. Segundo ela, o aumento dos crimes se explica pela dificuldade dos idosos em se adaptar ao uso da tecnologia empregada em caixas eletrônicos, por exemplo. Diante disso, Zeila destaca que o consumidor precisa estar atento.

Para a coordenadora, quanto mais fácil o acesso ao empréstimo, maiores são os riscos de fraude. Para não cair em nenhuma armadilha, o Órgão destaca alguns cuidados. – Nunca faça deposito antecipado para liberação de empréstimos; – Pesquise a fundo sobre a empresa que esta lhe oferecendo o empréstimo, cadastro de CNPJ, a razão social, endereço. – Muito cuidado ao fornecer dados pessoais e bancários por telefone ou internet. – Procure o certificado de segurança do site que está navegando. – Faça uma busca detalhada no Google, nas redes sociais, e até mesmo em sites de reclamações, como o Reclame aqui.

Para consultar se uma instituição financeira tem autorização para realizar tais empréstimos, informe-se no Banco Central, fone 145, ou pelo site www.bcb.gov.br. Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala, a opção é ligar para o número 0800-979-2345 ou 0800-642-2345. A ligação é gratuita.

Guarda Municipal de Mandirituba busca integração com GM de Curitiba e região metropolitana

24 abril, 2017 às 14:21  |  por Mario Akira

Na terça-feira da semana passada (18), o prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, esteve no Centro de Convenções do Parque Barigui em Curitiba, assinando o protocolo de intenções para instalação do Consórcio Metropolitano das Guardas Municipais. No ato que participaram o prefeito de Curitiba Rafael Greca e os prefeitos da região metropolitana, também contou com a presença do delegado de Fazenda Rio Grande e região Fábio Machado, a secretária municipal de Defesa Social de Mandirituba Fransueile Claudino, o procurador do município Calebe França, o presidente da Câmara de Vereadores Guilherme Chupel e os vereadores, Bernardo Palú, Diego Carvalho e Fernando Teixeira e o representante da Guarda Municipal Edson Biscaia.

A efetivação desse Consórcio irá proporcionar ao município uma parceria para busca de recursos e meios de treinamento para o efetivo da Guarda Municipal, além da integração dos sistemas de comunicação entre os municípios para otimizar as operações, sendo que hoje não existe qualquer integração nesse sentido, “Com o sistema integrado nos poderemos trocar informações a respeito de veículos e pessoas com históricos existentes nos municípios vizinhos, com isso poderemos inibir muitas situações de risco, mesmo antes que elas aconteçam”, completou a secretaria Fransueile Claudino.

Escritor Alvaro Posselt retornará à Biblioteca Municipal para bate-papo com a comunidade

24 abril, 2017 às 14:20  |  por Mario Akira

Na próxima quinta-feira (27), às 14 horas, estudantes e moradores de Araucária terão mais uma oportunidade de participar de um bate-papo com o escritor Alvaro Posselt na Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta. O projeto “Bate Papo com o escritor”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), teve início em março e tem como objetivo promover um encontro mensal que aproxime a comunidade de um escritor. O bate-papo é aberto à comunidade.

Em março, Posselt apresentou aos participantes as características do Haicai (poema de origem japonesa estruturado em três versos e que fala de características das estações do ano) e eles tiveram a oportunidade de produzir seus próprios textos. Para ele, a produção e leitura de Haicais pode ser um estímulo nos alunos à leitura de textos mais longos.

Nascido em Curitiba, Posselt é professor de língua portuguesa e autor de “Tão breve quanto o agora” (2012), “Um lugar chamado instante” (2013), “Entre arranhões e lambidas” (2014), “Kaki” (2015) e “Na sopa do sapo” (2016). Alguns de seus poemas podem ser encontrados nas embalagens de uma famosa marca de “paleta mexicana” (picolé) e em um mural na Travessa da Lapa, no Centro de Curitiba. O escritor deve retornar a Araucária em abril para uma nova rodada de conversa com alunos.

Secretaria de Segurança atua no reforço da sinalização de trânsito

24 abril, 2017 às 14:19  |  por Mario Akira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou diversas ações de melhoria na sinalização de trânsito da cidade nos últimos dias, com objetivo de evitar acidentes e auxiliar motoristas e pedestres. Em pleno feriado de Tiradentes, a Equipe de Sinalização prestou serviço no bairro Jardim Esperança e na área Central da cidade.

O GCM Gustavo Poli relatou que o trabalho dos servidores foi realizado feriado e no final de semana com o objetivo de não prejudicar o tráfego de veículos nas vias, que em dias úteis apresentam fluxo intenso. No sábado, 22, e domingo, 23, a sinalização no cruzamento da Rua Ildefonso Munhoz da Rocha foi reforçada.

Os trabalhos da Equipe de Sinalização têm como objetivo melhorar o tráfego e proporcionar maior segurança aos motoristas e pedestres. Entretanto, a eficácia das mudanças requer a colaboração da comunidade. “Contamos com a colaboração dos condutores, pois a redução de acidentes depende muito do respeito às leis e à sinalização de trânsito”, comentou o GCM Poli.

Incentivo fiscal na Região Metropolitana de Curitiba atrai investidores

24 abril, 2017 às 14:18  |  por Mario Akira

Grandes redes de comércio têm sido atraídas pelas vantagens fiscais oferecidas por municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Business Park Jardim Pedro Demeterco, Complexo Logístico administrado pela DCL Real Estate em Pinhais, agrega redes como Havan, Maxxi Atacado, Adega Brasil, Fox Lux e Daju e é exemplo de geração de empregos e redução de encargos tributários para grandes investidores. Em tempos de crise, a ordem é reduzir custos. E para as grandes empresas, que faturam na escala de milhões, qualquer vantagem percentual em termos de taxas tributárias pode fazer a grande diferença no orçamento mensal. O Imposto Sobre Serviços (ISS) aplicado na cidade é de 2%, sendo proveitoso tanto em relação à Curitiba (5%), quanto em relação a outros municípios da RMC, como Araucária e São José dos Pinhais (3%).

Com taxa 50% menor que a capital paranaense, o jovem município de Pinhais se tornou interessante tanto para os empresários do ramo imobiliário, que resolveram investir em grandes empreendimentos, quanto para redes varejistas que buscam galpões logísticos de grandes proporções para armazenamento e distribuição logística de suas mercadorias. A DCL Real Estate, empresa centenária que atua no setor, desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um amplo Complexo Logístico na região que já representa mais de 150 mil m² de área total. O espaço reúne dois atacarejos de grande porte, que servem, simultaneamente, às lojas de atacado e varejo das marcas Adega Brasil, do ramo de bebidas, e Maxxi Atacado, mercado de alimentos em geral. A Havan também está instalada na principal via de Pinhais, com loja construída sob medida pela DCL, na modalidade Built to Suit.

 

Continuar lendo

Guaratuba terá Procon e ampliação da Agência do Trabalhador

24 abril, 2017 às 08:07  |  por Mario Akira

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, esteve na Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (Seju), para tratar da implantação de uma agência do Procon e da ampliação da Agência do Trabalhador no município. Reunido com o secretário da pasta, Artagão Júnior, e o coordenador-geral Elias Thome, o prefeito formalizou o pedido. “O secretário Artagão Júnior aprovou a nossa solicitação. Agora daremos sequência ao trâmite”, disse Justus, acompanhado do secretário de Administração, Edilson Kalat.

Em relação à Agência do Trabalhador, o município tem o projeto para ampliar a estrutura de atendimento. “Estamos aguardando a Seju aprovar o novo prédio. É uma estrutura que possui 140 metros quadrados e vai ampliar a nossa capacidade de atendimento e intermediação de mão de obra”.

A Seju também irá equipar a agência com mobiliário e vai arcar com as despesas de custeio, até então de responsabilidade do município.

Prefeito recebe visita dos presidentes das Câmaras de Paranaguá, Morretes e Pontal do Paraná

24 abril, 2017 às 08:06  |  por Mario Akira

Na tarde da última quinta-feira (20), o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu a visita de cortesia dos presidentes da Câmara de Paranaguá, vereador Marcus Elias Roque, de Morretes, vereador Maurício Porrua, e de Pontal do Paraná, vereador Fabiano Alves Maciel. No encontro foi abordada a necessidade de evolução conjunta de todo o Litoral paranaense pela maior qualidade de vida da população da região, assim como os primeiros meses de gestão realizados nos poderes Executivo e Legislativo dos quatro municípios.

“O mais importante desta reunião foi a união política para desenvolver em conjunto os quatro municípios e todo o Litoral. A nossa gestão preza pelo diálogo e sabe da importância de que os municípios vizinhos melhorem cada vez mais, algo que reflete positivamente também em Paranaguá, que é a maior cidade da região e reúne cidadãos de todo o Litoral que estudam, trabalham e visitam o nosso município”, afirma o prefeito Marcelo Roque. “Agradecemos a vinda dos três presidentes e estamos de portas abertas para todos os gestores dos municípios litorâneos”, completa.

Segundo o prefeito, outro foco do encontro foi a troca de experiências nestes primeiros meses de novas gestões no Executivo e Legislativo em Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes. “Conversamos sobre os avanços obtidos e as dificuldades herdadas nestes quase cinco meses de novas gestões nos quatro municípios. O objetivo é a troca de experiências administrativas em prol da população litorânea”, finaliza.