8ª edição do encontro Poeta Mirim é realizada em Pinhais

21 novembro, 2017 às 13:34  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação do município, promoveu a 8ª edição do encontro Poeta Mirim. O evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe I), reuniu pais, professores e alunos da rede municipal de ensino, que participaram da iniciativa durante o ano.

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o incentivo à leitura é o ponto alto do projeto. “Fico imensamente feliz ao perceber o envolvimento dos profissionais na realização deste projeto por isso proveito para parabenizar todos aqueles que se envolvem para que esta iniciativa aconteça. Também é essencial lembrar o trabalho dos professores em sala de aula e principalmente das crianças que se dedicam tanto. Certamente, este projeto coopera com a melhora na qualidade de ensino porque percebemos a evolução dos alunos no que diz respeito à leitura e escrita”, ressalta.

 

Continuar lendo

Secretaria de Educação e Ensino Integral remanejará os professores que atuam em desvio de função

21 novembro, 2017 às 13:33  |  por Mario Akira

Em carta aberta a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral – SEMEDI – de São José dos Pinhais, declara estar superando os diversos desafios, sempre em conformidade com a lei e os parâmetros que regem a administração pública, aliados à decisões que protejam as necessidades coletivas da carreira.

A gestão do Prefeito Marcelo Roque visa proteger as necessidades coletivas dos servidores de carreira. Em conformidade com essas premissas e com o objetivo de preservar os direitos fundamentais, a SEMEDI trabalha para garantir o piso nacional, progressão na carreira e decorrentes garantias constitucionais.

 

Continuar lendo

Teve início no último final de semana a IV Mostra de Teatro de Piraquara

21 novembro, 2017 às 13:32  |  por Mario Akira

Teve início no último final de semana a IV Mostra de Teatro de Piraquara. No sábado (18) e no domingo (19) os atores da Oficina de Teatro do município se apresentaram com o espetáculo “A Aurora de Minha Vida”, texto do dramaturgo Naum Alves de Souza, dirigido pelo professor Fabiano Amorim. A narrativa trata dos antigos costumes nas salas de aula e temas como bullying e preconceitos.

No próximo final de semana a programação da mostra continua. A peça “Revolução dos Livros” será apresentada às 16h, no sábado (25) e no domingo (26) e o espetáculo “A Aurora da Minha Vida” será representado mais uma vez nos palcos, às 18h, no sábado e no domingo. As apresentações serão realizadas no Teatro Heloína Ribeiro de Souza e a entrada é franca.

 

Continuar lendo

Tiro de Guerra comemora Dia da Bandeira em Campo Largo

21 novembro, 2017 às 13:30  |  por Mario Akira

Em comemoração ao Dia da Bandeira, celebrado no dia 19 de novembro, os Atiradores do Tiro de Guerra 05-020 – Campo Largo – PR, realizaram entre os dias 13 e 17 novembro, a entrega de um kit cívico em algumas Instituições de Ensino da cidade. Alunos, professores e funcionários das escolas visitadas participaram de uma cerimônia de Hasteamento do Pavilhão Nacional, com execução do Hino Nacional. O Sargento Melgarejo aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Bandeira para o País e também, despertar no público infanto-juvenil, o sentimento de patriotismo e amor aos símbolos nacionais.

O kit, composto por Bandeira Nacional, informativo “O Recrutinha”, CD de hinos e canções e encarte especial Dia da Bandeira, faz parte do projeto “Nossa Bandeira – Escola de Civismo”.
Continuar lendo

São Joseense vence primeiro jogo da final e está com a mão na taça

21 novembro, 2017 às 13:05  |  por Mario Akira

Ademar Marques/PMSJP

Depois de passar pelas semifinais derrotando o Batel de Guarapuava nos jogos de ida e volta, o São Joseense voltou a vencer fora de casa e, desta vez, pela final e valendo o título da Série C do Campeonato Paranaense de Futebol. Na tarde de domingo (19), o time de São José dos Pinhais foi até Rolândia, no Norte do Estado, e venceu a equipe do REC E.C no jogo de ida pelo placar de 1×0 e agora até um empate dá a vitória ao São Joseense no próximo domingo (26), no jogo da grande final da Série C, às 16h, no Estádio do Pinhão.

 

Continuar lendo

Projeto educacional da Arteris premia escolas que se destacaram em 2017

21 novembro, 2017 às 13:00  |  por Mario Akira

O Projeto Escola Arteris, desenvolvido na Autopista Régis Bittencourt, irá premiar as instituições de ensino que se destacaram nas atividades propostas durante o ano em defesa da cidadania e do trânsito seguro. O evento será no dia 27 de novembro (segunda-feira), no Estoril Palace Hotel, em Registro (SP), e encerra as atividades do programa em 2017.

A coordenação do Projeto definiu as escolas que melhor difundiram os ensinamentos do programa “Educar para humanizar o trânsito” e serão premiadas esse ano. Como “Destaque 2017” foi escolhida a Escola Municipal Izair Lago, de Quatro Barras. A instituição poderá optar entre computador e impressora, notebook, Datashow ou caixa de som portátil.

 

Continuar lendo

Conselho libera licença prévia para nova estrada no Litoral

21 novembro, 2017 às 12:58  |  por Mario Akira

O Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit) aprovou a licença prévia para a implantação de uma nova rodovia ligando o entroncamento com a PR-407 a Ponta do Poço, em Pontal do Paraná. A decisão foi tomada durante reunião do colegiado, realizada na segunda-feira (20), que contou com a participação de autoridades e moradores da região.

A licença prévia permite que se iniciem outras fases de estudos sobre os impactos da obra, que devem subsidiar a elaboração dos projetos de engenharia. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estabeleceu uma série de condicionantes que precisam ser cumpridas para que seja solicitada a licença de instalação da obra.

 

Continuar lendo

Karatê de Araucária se destaca no 60º Jogos Abertos do Paraná

21 novembro, 2017 às 08:10  |  por Mario Akira

As equipes masculina e feminina de karatê de Araucária obtiveram grande destaque no 60º Jogos Abertos do Paraná, que foram disputados de 17 a 26 de novembro na cidade de Apucarana. Grande destaque do município, as equipes do karatê foram campeãs gerais com grande vantagem para as suas adversárias. A equipe masculina 72 pontos no geral, ficando 6 pontos a frente da segunda colocada, enquanto a equipe feminina alcançou 91 pontos, 23 pontos a frente da vice-campeã.

 

Continuar lendo

Pró-Metrópole melhora integração de Curitiba com RMC

21 novembro, 2017 às 08:09  |  por Mario Akira

Integrantes do comitê gestor do programa Pró-Metrópole, iniciativa da Prefeitura de Curitiba para promover a integração entre os municípios da região metropolitana e iniciativa privada, se reuniram na segunda-feira (20/11) para fazer um balanço das ações do ano. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O presidente do comitê gestor do programa, o prefeito Rafael Greca, destacou os avanços do Pró-Metrópole na criação de um modelo de governança compartilhada. “Acho muito proveitoso esse trabalho e gosto muito do conceito dessa grande cidade”, explicou. Greca lembrou que diversas ações feitas em Curitiba tiveram impacto positivo nas cidades vizinhas, como a reintegração do transporte coletivo.

 

Continuar lendo

Combate à discriminação e respeito às diferenças marcam Seminário da Diversidade em Pinhais

21 novembro, 2017 às 08:08  |  por Mario Akira

Respeitar as diferenças num país com grande diversidade é uma premissa básica da vida em sociedade. O Seminário Municipal de Diversidade de Pinhais chegou a sua sexta edição e colocou em debate a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, orientação sexual, religião, crenças e intergeracionalidade. Com o objetivo de levantar estes temas para colaborar com o enfrentamento da discriminação no âmbito escolar e social, o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doFórum Permanente de Educaçãoe Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais.

 

Continuar lendo