Acesso fácil dos moradores do Costeira a informações sobre vagas de emprego

23 março, 2017 às 08:10  |  por Mario Akira

Na próxima segunda-feira (27), a Prefeitura de Araucária retoma o atendimento do Posto do Sine do Bairro Costeira. O posto funciona na unidade básica de Saúde do bairro e visa facilitar o acesso de moradores da região a informações sobre vagas de emprego.

O atendimento no posto será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações: (41) 3643-4181.

Prefeitura de Campo Largo realiza ações para o Dia da Água

23 março, 2017 às 08:09  |  por Mario Akira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Largo desenvolveu ações pelo Dia Mundial da Água, com uma reunião na terça-feira (21). A secretaria fez uma apresentação para alunos da rede municipal de ensino, junto com representantes da empresa local Ouro fino, explanando sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Ainda na terça-feira, a Secretaria também fez, na Câmara de Vereadores, uma palestra para os alunos com o tema “Água e a educação ambiental”, ministrada por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Na sexta-feira (24), será a vez da Sanepar dialogar com alunos da rede de ensino municipal, às 14h30, na sala de assessoramento da Educação, bloco 17.

Faixa de infraestrutura de Pontal será tema de audiência

23 março, 2017 às 08:08  |  por Mario Akira

Levando em conta que o Munícipio de Pontal do Paraná está na eminência de grandes obras de infraestrutura urbana e industrial a serem implantadas na cidade com a Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná, que já está em fase de licenciamento ambiental, onde já foi requerida a Licença Prévia junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e considerando que é dever do município de Pontal do Paraná dar transparência e conhecimento do empreendimento, a secretaria municipal de Recursos Naturais, realizará uma palestra, aberta a comunidade, sobre a Faixa de Infraestrutura, nesta quinta-feira (23), às 19h, no miniauditório do Primavera.

Na oportunidade poderão ser esclarecidas as dúvidas e curiosidades sobre a obra que irá se localizar entre a Rodovia PR-407, nas proximidades do posto de Policia Rodoviária, até a região da Ponta do Poço, com extensão aproximada de 19km, com o engenheiro ambiental professor doutor Eduardo Gobbi da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Serviço:

Palestra sobre a Faixa de Infraestrutura

Local: Miniauditório do Primavera – Av. Tom Jobim – Balneário Primavera

Dia: 23/03/2017

Horário: 19h

Fonte: Secretaria Municipal de Recursos Naturais

Produtoras rurais de Colombo participam de curso de geleias e doces

23 março, 2017 às 08:07  |  por Mario Akira

A prefeita de Colombo Beti Pavin acompanhou na tarde de terça-feira, 21, as produtoras rurais do município – que fazem parte da agricultura familiar – participando do “Curso de Geleias, Doces de Corte e Doces Pastosos”, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Agricultura, o Provopar e o SENAR (Serviço Nacional de aprendizagem Rural).

“Ficamos muito felizes em proporcionar mais um curso e levar conhecimento e opções de renda extra para as famílias da área rural. Nas aulas, as mulheres aprenderam novas técnicas de preparação de alimentos, podendo utilizar em casa com a família ou comercializar novos produtos – gerando uma fonte de renda”, disse a prefeita.

Na ocasião, o grupo de alunas aprendeu na prática, como conservar frutas e hortaliças, a fabricação de geleias, doces de corte e doces pastosos. O curso também tem como objetivo desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas práticas de higiene.

 

Continuar lendo

Prefeitura lança o maior programa de proteção às nascentes da história

23 março, 2017 às 08:06  |  por Mario Akira

No Dia Mundial da Água, comemorado 22 de março, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou o lançamento do Programa de Levantamento e Georreferenciamento das Nascentes do município, que tem por objetivo mapear, cadastrar e preservar todas as nascentes da área urbana e rural. O prefeito Toninho Fenelon participou do lançamento do programa e falou sobre o compromisso que pactuou com o secretário de Meio Ambiente de criar um programa de preservação das nascentes e rios de São José dos Pinhais. “A preservação da água é um compromisso que todos nós devemos assumir, já que a água é a condição para a sobrevivência do ser humano, sem ela a humanidade não existe. Por isso que convidei o Áriston para ser secretário com a meta de mapear as nascentes e protege-las por lei”, disse o prefeito.

 

Continuar lendo

Secretaria de Saúde de Araucária irá zerar fila de espera para teste de esteira

23 março, 2017 às 08:05  |  por Mario Akira

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) iniciou um processo para zerar a fila de espera dos testes ergométricos no município. De acordo com dados da Central de Regulação, atualmente 301 pessoas aguardam o exame, com um fluxo de 160 procedimentos realizados por mês no Centro de Especialidades Médicas (CEMO).

A ideia é realizar o exame no Hospital Municipal de Araucária e dobrar o número de procedimentos realizados por mês, o que zeraria a demanda da cidade em cerca de um mês. O programa utilizado para fazer o teste ergométrico será instalado e ajustado no computador do HMA e em uma semana já deverá estar em funcionamento no local.

A SMSA trabalha para zerar a fila de outros exames, cirurgias, consultas e procedimentos de média e alta complexidade por meio de credenciamentos e encaminhamentos pela central de regulação do município. Alguns pacientes aguardam alguma vaga para exame ou procedimento desde 2015.

 

Continuar lendo

Guaratuba recebe certificado do Dia do Desafio

23 março, 2017 às 08:04  |  por Mario Akira

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, recebeu na manhã de quarta-feira (22), das mãos da assistente de gerente do Serviço Social do Comércio (SESC) Caiobá, Soraia Luz Sendoda, o Certificado de Mérito Comunitário pela participação do Dia do Desafio 2016. Guaratuba concorreu com a cidade de Braço do Norte, SC. Vence o desafio a cidade que atingir o maior percentual de pessoas participantes, em relação ao total de habitantes. Guaratuba teve 49,94% de participantes em 2016, contra 38,23% do município catarinense.

O prefeito disse que a população de Guaratuba está de parabéns, e agradece a equipe da gestão passada, da prefeita Evani Justus, pela organização da participação da cidade. O prefeito já assinou a adesão à edição 2017, que acontecerá no dia 31 de maio.

A competição é realizada anualmente pelo SESC juntamente com a The Association For International Sport for All (TAFISA). O objetivo da campanha mundial Dia do Desafio é motivar a população à prática de esportes, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis. O dia ocorre sempre na última quarta-feira de maio, os participantes precisam interromper a rotina por pelo menos 15 minutos e fazer exercícios.

Guarda Municipal evita roubo a escola de Pinhais

23 março, 2017 às 08:03  |  por Mario Akira

Na madrugada da última terça-feira (21), a Guarda Municipal de Pinhais atendeu mais uma ocorrência após a violação do alarme de uma escola municipal. Ação evitou que materiais e a fiação elétrica da unidade fossem furtados.

Ao chegar no local, a equipe de plantão encontrou um homem no interior da unidade de ensino. Ele havia arrombado a porta do depósito e confessou que o intuito era o de furtar a fiação elétrica. Diante do flagrante foi dada voz de prisão e o autuado conduzido à Delegacia de Pinhais, para as providências cabíveis.

Serviço

Em caso de ocorrência ligue para a Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Bihl estuda a implantação de uma central de monitoramento no município

23 março, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, e o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro, estiveram no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, na Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), em Curitiba, na última semana. Eles fizeram a visita com a finalidade de conhecer o funcionamento do sistema e garantir que a central de monitoramento que está sendo planejada para o município seja compatível com a do Estado.

“A central de monitoramento da Sesp é modelo de nível nacional. Queremos implantar um sistema igualmente moderno e eficaz em Campina para fortalecer as atividades preventivas frente à criminalidade”, disse o prefeito Bihl.

A central de monitoramento que está em projeto deverá contar com câmeras instaladas em pontos estratégicos do município, especialmente em áreas de grande concentração de pessoas, praças, regiões comerciais e vias com maior tráfego de veículos. Os equipamentos deverão possuir zoom e capacidade para gravação de imagens.

Prefeito de Fazenda Rio Grande autoriza chamamento de guardas municipais

23 março, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, assinou na terça-feira (21), o chamamento público de 16 novos guardas municipais aprovados em concurso, sete a mais do que estava previsto em Edital. Os nomes dos convocados serão divulgados no Diário Oficial do Município em sua próxima edição e, a partir daí, iniciarão os procedimentos burocráticos para a efetivação.

Sobre o fato de ter autorizado o chamamento de um número maior de convocados do que o previsto, Marcio Wozniack afirma que essa atitude atende a demanda atual do município. “Nós tratamos a segurança com responsabilidade e esse era um anseio antigo da população e estamos dando um retorno a essa questão, porém, faremos ainda mais”, afirmou.

Recentemente, Fazenda Rio Grande recebeu 25 novos policiais militares que reforçaram a corporação, como resultado de reivindicações da Prefeitura e das autoridades municipais de defesa junto ao governo do estado.