Secretaria de Desenvolvimento Social homenageia assistentes sociais e pedagogas

28 maio, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, promoveu um café da manhã em comemoração ao dia do assistente social (15 de maio) e ao dia do pedagogo (20 de maio). A confraternização, realizada na última quarta-feira (24), contou com a presença do prefeito Bihl Zanetti e da secretária Eliani Zanetti.

Durante o evento, foram homenageados os assistentes sociais que atuam no município e as pedagogas que auxiliam os grupos de fortalecimento de vínculos. “Foi uma forma de reconhecermos o importante trabalho desses profissionais, que se dedicam a promover justiça social e garantir os direitos da nossa comunidade”, disse o prefeito Bihl.

Pinhais comemora Dia da Indústria com excelentes resultados

28 maio, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

Na data em que se comemora o Dia da Indústria, Pinhais destaca os números registrados para este setor. Atualmente, das mais de 11 mil empresas ativas no município, 840 são classificadas como indústria. Estes dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) de 2015, que aponta também as principais representatividades industriais encontradas em Pinhais: metalúrgica; mecânica, moveleira e materiais plásticos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE)é a ponte entre a Prefeitura de Pinhais e as empresas que se instalam no município. Num contexto geral, que inclui indústrias e outras categorias como a de serviços, a comparação com o ano de 2013 demonstra um alto crescimento, uma vez que neste período mais de 3 mil empresas escolheram Pinhais.

Os números colocam Pinhais como um polo industrial promissor, em Curitiba e RMC, mesmo diante da crise enfrentada e que vem se agravando a cada dia. Por meio da SEMDE, as indústrias têm à disposição diversos serviços, que dão suporte e favorecem a manutenção das atividades que desenvolvem.

Grupo de Break do Centro da Juventude se apresentou na Escola Emília Capelini Valenga

28 maio, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

Na última sexta-feira (19) o grupo de Break do Centro da Juventude se apresentou na Escola Municipal Emília Capelini Valenga. A escola realizou a Semana de Dança nas aulas de Educação Física para todas as turmas. As aulas de break acontecem no Centro da Juventude nas terças e quintas, a partir das 18h, ministradas pelo professor Marcio Dias. As vagas para a modalidade ainda estão abertas para jovens a partir dos sete anos.

Os Centros da Juventude foram idealizados pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), e construídos com recursos do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (FIA). No município de Piraquara, é gerenciado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, integrando a rede de atendimento a outras políticas públicas como Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente entre outras.

Presidentes de bairros conversam com prefeito da cidade

27 maio, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, esteve reunido com o presidente da União Municipal de Associação de Bairros (UMAMP) e presidentes de alguns bairros na manhã de sexta-feira, dia 26, na sala de reuniões da Prefeitura de Paranaguá.

Dona Hortência, da Vila Marinho, falou sobre a questão de conscientizar os moradores quanto à limpeza e horários e questões relacionados à regularização fundiária. A presidente da Associação do Nilson Neves, Marlene Caldeira, também participou do encontro e apresentou a necessidade de pavimentação de algumas ruas da região. Os representantes das comunidades marítimas de Amparo, Eufrasina e Teixeira também estiveram presentes questionando sobre o transporte marítimo para as ilhas.

De acordo com o prefeito, novas reuniões devem ser feitas para discussão das reivindicações e acompanhamentos das obras. “Nossa administração é muito transparente e eu não sou um prefeito que fica só no gabinete, mas estes encontros são importantes para ouvir os presidentes e, juntos, buscarmos melhorias para os bairros da nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Roque.

Campo Largo vai ter linhas de ônibus inter-hospitais

27 maio, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

A empresa de ônibus Transpiedade está finalizando estudos para implantar a linha inter-hospitais em Campo Largo. Por enquanto, um veículo novo especial da empresa, de cor branca, com detalhes em azul e vermelho, nas cores da bandeira de Campo Largo, atende apenas a linha Terminal Urbano ao Hospital do Rocio, 24 horas por dia. O veículo tem dois elevadores para cadeirantes, e portas de acesso nos dois lados. Quando for implantada, a linha inter-hospitais poderá também fazer o percurso da linha Cívica, que passa pelos órgãos públicos.

Prefeito recebe taxistas para falar sobre alteração da Lei

27 maio, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

“Sempre fui favorável à alteração da Lei em benefício da classe dos taxistas”, esclareceu o prefeito Toninho Fenelon, na manhã da sexta-feira (26), durante o encontro com representantes dos taxistas de São José dos Pinhais, que realizaram uma movimentação no centro da cidade na mesma manhã, tendo como motivo o veto ao Projeto de Lei que amplia de quatro para seis anos o tempo de uso do veículo.

“Quando assumi a gestão da Prefeitura já demos início ao estudo para ampliar o tempo de uso dos veículos por entender que o momento de crise estava afetando a classe dos taxistas e essa mudança na Lei beneficiaria a todos. Porém, durante a avaliação jurídica, foi apontado que não seria possível essa mudança, pois há uma Lei de Concessão, onde houve concorrência pública envolvendo muitos participantes”, explicou o prefeito.

A representante da Procuradoria Geral do Município, a advogada Patrícia Silveira, detalhou aos presentes que, apesar da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara ter sinalizado que a Lei poderia ser feita – o que levou a derrubada do veto do prefeito – era preciso ter avaliado todos os tópicos do edital de licitação, que se encontra no Portal da Transparência da Prefeitura. “A PGM orientou pelo veto por saber que o prefeito Toninho Fenelon certamente vai responder judicialmente se promulgar essa mudança na lei, porque contraria as regras do edital e altera o contrato que está em vigência”.

 

Continuar lendo

Araucária recebe a 1ª edição da PolskaFest

26 maio, 2017 às 15:43  |  por Mario Akira

O município de Araucária, recebe pela primeira vez um evento dedicado à celebração da rica cultura polonesa: a 1ª edição da PolskaFest. Em uma ação conjunta com imigrantes russos e alemães, o povo polonês teve grande responsabilidade pelo progresso do lugar, através da colônia Thomaz Coelho. A festa organizada pela Alô Eventos, terá início no dia 15 de junho com almoço e missa de abertura, e nos dias 16,17 e 18 de junho, o evento acontecerá das 11h às 22h, no Parque Cachoeira (Rua Ceará, nº 65), principal ponto de encontro da população local, e irá oferecer diversas atrações, como apresentação de bandas folclóricas, artesanato, gastronomia polonesa e de etnias convidadas, Vila da Vodka, cerveja artesanal e comercial e Espaço kids.

Mais informações em facebook.com/polskafest.

Mandirituba inicia recadastramento no sistema de saúde municipal

26 maio, 2017 às 15:31  |  por Mario Akira

A secretaria de Saúde de Mandirituba está fazendo o recadastramento dos moradores de Mandirituba que utilizam o Sistema Único de Saúde – SUS. Isso ocorrerá através do preenchimento de formulários dinâmicos que vão apontar o perfil dos usuários da saúde em Mandirituba. Com esta atualização cadastral, será possível contabilizar com mais precisão as demandas de consultas, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de remédios, entre outros serviços oferecidos pela prefeitura.

Com os atendimentos através das Unidades Básicas de Saúde, esse relacionamento entre a população e os profissionais da saúde ficará muito mais próximo, trazendo assim um acompanhamento de perto pelo seu médico de referência, e consequentemente o tratamento adequado e completo para cada situação. O recadastramento servirá de base para avaliação dos programas existentes, corrigir falhas, e implantar novos programas.

A secretária de saúde Gizelly Leal explicou que esse processo de recadastramento será feito de maneira gradativa. “Iniciamos o recadastramento durante o mês de maio, e vamos até 31 de julho. É bom deixar claro que os atendimentos seguem normalmente, com a garantia de melhorias conforme as metas serem atingidas”, completou a secretária.

Agência do Trabalhador de Pinhais traz orientações sobre o aplicativo Sine Fácil

26 maio, 2017 às 15:28  |  por Mario Akira

Nesta semana, o Ministério do Trabalho fez o lançamento do aplicativo “Sine Fácil”. A ferramenta facilita a consulta por oportunidades de trabalho em diferentes áreas, permite acompanhar seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial, entre outros serviços.

Aproveitando o lançamento do aplicativo, a Agência do Trabalhador de Pinhais traz algumas orientações para a utilização do Sine Fácil. “Por meio deste recurso, que é gratuito, os trabalhadores evitam filas e despesas com deslocamentos”, explica Giane de Jesus, diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda.

 

Continuar lendo

Prefeitura abre licitação para obra de mais de 1,5 milhões para o Jardim das Acácias

26 maio, 2017 às 15:28  |  por Mario Akira

Na terça-feira (23) o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), esteve com o governador, Beto Richa, na assinatura da licitação para a obra do contorno no Jardim das Acácias. Serão investidos R$ 1.590.523,00, desse total, R$ 938.446,25 captados através de uma operação de crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com o apoio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). A contrapartida do município será no valor de R$ 652.076,00 com recursos próprios. A obra inclui o asfalto, calçadas, paisagismo, uma ciclovia e sinalização. O prazo para execução da obra é de seis meses a partir da homologação da licitação.

O prefeito diz que está muito feliz em poder atender as reivindicações dos moradores do Jardim das Acácias. “É gratificante ter a oportunidade de atender nossos munícipes com uma obra dessa grandeza em tão pouco tempo de governo. Isso mostra que o nosso compromisso é com a nossa gente. Tivemos que fazer muitos ajustes para economizar mais de R$ 600 mil da contrapartida, isso demonstra que estamos fazendo tudo certo. Com austeridade vamos colocando as contas em ordem e começamos a cumprir a nossa agenda de obras.”, pontuou Lara.

Segundo o prefeito as melhorias para o bairro não terminam com a pavimentação da rua do Contorno. “Em breve teremos um terreno para a construção de uma praça de lazer com brinquedos, campinho de areia e uma academia ao ar livre. Trabalhamos incansavelmente para dar mais qualidade de vida aos nossos munícipes”, disse.

 

Continuar lendo