O Grupo de Dança do Ventre Maktub, de Pinhais, se prepara para participar do Festival de Dança de Curitiba, que chega em sua 29ª edição. Programado para ter início no dia 15 de agosto, com 10 dias de espetáculos em vários pontos da Capital, o evento será dividido nas categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Grupos Folclóricos, com apresentações cronometradas pela organização. O festival admitirá apresentações nos ritmos: dança moderna e contemporânea, balé clássico e de repertório, jazz, dança de rua, danças populares, folclóricas, tribais e orientais. A entrada do público será gratuita.

Para ser um dos selecionados, o Maktub preparou um vídeo com uma apresentação, que foi encaminhada junto com a inscrição. Se formos aceitas, nos apresentaremos em duas mostras do evento: na oficial adulta e na paralela, explica a fundadora do Maktub, Josyanne Brasil. Estamos otimistas em relação à nossa aprovação, mas a ansiedade é grande, mesmo para nós que já participamos várias vezes desse evento.
Além das exibições de dança, o Festival de Dança de Curitiba também oferecerá workshops e cursos aos participantes com idade a partir de 14 anos, conforme a disponibilidade de vagas.
Começamos há cerca de um mês com encontros três, quatro vezes na semana, lembra Josyanne. Procuramos aliar a tradição da dança do ventre às novas tendências, por isso carregamos a responsabilidade da inovação, explica a professora. Sabemos que muita gente não aprova essa mistura, por isso não há meio termo: ou as pessoas amam ou odeiam o que fazemos.