Amsterdã/São Paulo, 10 de janeiro de 2007 – A TNT anunciou hoje a conclusão da aquisição de 100% das ações da Expresso Mercúrio S.A., a líder no mercado doméstico brasileiro de distribuição expressa. A aquisição proporciona à TNT uma plataforma ideal para o desenvolvimento de uma rede integrada de distribuição expressa rodoviária na América do Sul. As partes não divulgam mais detalhes financeiros sobre esta transação financiada com recursos próprios.

 

A Mercúrio lidera o mercado doméstico de distribuição expressa no Brasil com uma participação de mercado de 15%. Em 2006, a receita prevista da Mercúrio deve atingir 190 milhões de euros. A Mercúrio desenvolveu a maior rede própria de distribuição no Sul e Sudeste do Brasil ligando 3.300 cidades e tem expandido seu alcance no Nordeste desde 2004, seguindo a sua ambição de uma cobertura nacional. A companhia conseguiu sua posição de liderança oferecendo uma gama de produtos de alta qualidade, que incluem serviços de entregas com dia pré-definido e rastreamento de remessas, entre outros. A Mercúrio possui uma base de clientes ampla, diversa e leal no mercado doméstico de distribuição expressa. A companhia emprega mais de 6.000 funcionários e dispõe de uma rede bem desenvolvida de 101 filiais e 2.044 veículos.  

 

Peter Bakker, CEO da TNT N.V. afirmou: “Depois das recentes aquisições na China (Hoau) e Índia (Speedage), o Brasil é um importante passo em outro mercado emergente em rápido crescimento. Combinando a rede doméstica rodoviária da Mercúrio com as redes internacionais aéreas e rodoviárias da TNT, estamos dando forma à estratégia da TNT de “Foco em Redes”. Com a Mercúrio, adquirimos a líder de distribuição doméstica expressa no terceiro dos quatro países BRIC (Brasil/Rússia/Índia/China) em um período de pouco mais de 12 meses.”

 

Marie-Christine Lombard, Diretora do Grupo da TNT – Divisão Expressa – afirmou: “Esta transação contribui para o objetivo estratégico da TNT de se tornar a número 1 em mercados emergentes selecionados. A rede rodoviária internacional da Mercúrio nos oferece uma excelente oportunidade de crescer e expandir ainda mais em toda a América do Sul. Estamos especialmente felizes com a confiança demonstrada pelo Corpo Diretivo da Mercúrio ao se manterem na companhia”.

 

Roberto Rodrigues, Gerente Geral da TNT Express Brasil, acrescenta: “Os clientes da Mercúrio irão certamente se beneficiar dessa transação. A excelente rede da TNT na Europa e Ásia permite melhorar ainda mais os serviços que oferecemos a estes clientes, que muitas vezes desenvolvem seus negócios com base nas fortes ligações históricas entre a América do Sul e a Europa”.

 

Os clientes da Mercúrio e TNT terão vantagens desta transação de diversas formas. A TNT conseguirá oferecer uma rede completamente integrada no mercado brasileiro de distribuição expressa com uma cobertura nacional e conexões para o Chile, Argentina e Uruguai. Além disso, uma vez que o mercado brasileiro se carateriza por sua natureza fragmentada, os clientes da Mercúrio poderão se beneficiar da vasta gama de produtos que a TNT oferece. A combinação da rede doméstica da Mercúrio com a rede internacional da TNT oferecerá também aos clientes um alcance global para suas encomendas.

 

Estima-se que o mercado brasileiro de distribuição expressa tenha um crescimento entre 10 a 15 por cento nos próximos anos. A economia brasileira carateriza-se por grandes investimentos no setor de Manufatura, como a indústria automobilística, de bens de consumo e indústria química e farmacêutica. Além disto, as autoridades governamentais planejam grandes investimentos em infra-estrutura; dois fatores muito importantes para uma companhia de distribuição expressa.