Franklin de Freitas

Dados do Simepar revelam já choveu entre 50 e 60 mm em Curitiba e Região em dezembro. Uma boa quantidade já que a média de chuva para dezembro varia entre 120 e 140 mm. Somente no sábado, choveu entre 20 e 26 mm, o que melhorou a situação nos reservatórios da Sanepar, porém muito longe do ideal. Neste domingo (6), o nível total do sistema que abastece a Grande Curitiba estava em 32,72%. Ou seja, é preciso economizar e muita água. 

No Oeste, região que também sofre com rodízio no abastecimento, a chuva acumulada até sábado (5) superou os 100 mm (Cascavel e Capanema perto de 130 mm, por exemplo). Média histórica de dezembro varia entre 150 e 170 mm.

Este domingo (6) será chuva em Curitiba, mas na segunda-feira (7) a tendência é que o dia fique apenas nublado e sem chuva. A previsão é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Para domingo, há incursão de umidade e calor, o que favorece nebulosidade e chuvas no Estado. A região de Curitiba deverá estar mais instável e propensa a precipitação. Em relação a temperatura é previsto uma elevação bem lenta, inclusive com sensação de frio em vários setores (RMC e litoral, por exemplo). As temperaturas oscilam entre 14ºC (mínima) e 19ºC (máxima).

Na segunda-feira (7), há diminuição da instabilidade em boa parte do Paraná. No noroeste, oeste e no sudoeste possibilidade de chuvas diminui, apesar de a nebulosidade seguir variando bastante. Demais setores continua com muitas nuvens e com chuvas ocasionais. Temperaturas seguem amenas no leste paranaense, devido ao ingresso de umidade do mar. Em Curitiba, as temperaturas variam entre 15ºC (mínima) e 19ºC (máxima).

Situação das barragens da RMC, segundo dados atualizados às 9h53 deste domingo (6).

BARRAGEM IRAÍ
20,71
BARRAGEM PASSAÚNA
40,42%
BARRAGEM PIRAQUARA 1
30,30%
 
BARRAGEM PIRAQUARA 2
51,06%
 
TOTAL SAIC*
32,72%