Em ano de eleições para prefeitos e vereadores, a “escolinha” serviu ontem de palco para “afagos” do governador Roberto Requião (PMDB) aos municípios. Ontem, o peemedebista assinou a liberação de financiamentos no valor de R$ 19, 1 milhões para obras de urbanização em 31 cidades do Estado.


Média
Requião também aproveitou a “escolinha” ontem para fazer média com os sindicalistas. Na presença do presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, manifestou apoio à campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, patrocinada pelas principais centrais sindicais do País. 


A confirmar
Sem dar maiores explicações, deputados da base de apoio ao governo especularam, na tarde de ontem na Assembléia, a queda do diretor da Receita Estadual do Paraná, Luiz Carlos Vieira.


Dinheiro
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM) rebateu ontem as declarações do líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), que afirmou que a Casa não precisava de mais dinheiro. “Pode não estar faltando dinheiro para ele, como pessoa jurídica”.


Secreta (I)
A reunião da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, hoje, com o secretário Luiz Fernando Delazari será à portas fechadas. “Alguns dados não podem ser divulgadas, assim os próprios deputados concordaram que a sessão seja secreta. Depois, o Delazari estará à disposição para responder as perguntas da imprensa”, afirma o deputado Alexandre Curi (PMDB).


Secreta (II)
O líder da oposição Valdir Rossoni (PSDB) ironizou as portas fechadas. “Estão querendo proteger o secretário de Segurança fazendo uma reunião fechada”, critica. “O secretário tem condições de se proteger sozinho. Quem está precisando de proteção é o cidadão paranaense”, disse.


Em Brasília
O deputado Waldir Pugliesi, presidente do PMDB do Paraná, estará hoje em Brasília na reunião nacional do partido. Segundo o parlamentar, estarão reunidos todos os presidentes de diretórios do país. “Temos que definir alguns posicionamentos para as eleições de outubro. O partido precisa estar alinhado”.


Ressarcimento
O procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto convidou Luiz Fernando Amaral, diretor da Diretoria de Execuções do Tribunal de Contas do Paraná (TC), para uma reunião na manhã de hoje. Na pauta, orelatório elaborado pelo TC que informa terem os gestores públicos R$ 257 milhões a devolver ao erário. Sotto Maior pretende discutir a forma como o Ministério Público pode colaborar para o efetivo ressarcimento desse dinheiro aos cofres públicos.


Rodízio de carros
A vereadora Roseli Isidoro (PT), integrante da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba, vai relatar projeto que prevê a adoção do programa municipal de restrição à circulação de veículos automotores. “É preciso uma análise profunda sobre o assunto. Verificar a necessidade da cidade adotar esta proposta, já em vigor em São Paulo”, avaliou o presidente da Comissão, vereador Jorge Bernardi (PDT), durante reunião ontem. O rodízio de veículos foi proposto pelo vereador Custódio da Silva (PR).


Em alta
O primeiro dia de audiências públicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2009), promovidas pela Prefeitura de Curitiba, reuniu 300 pessoas na noite desta segunda-feira . Hoje as audiências serão no  Pinheirinho, CIC e Portão.



Em baixa
No mesmo dia, o chefe de Operações dos POrtos de Paranaguá e Antonina (Appa), Cláuber Candian, não foi bem em audiência na Assembléia, o Porto foi intimado a apresentar contrato de dragagem à Justiça e a fila de caminhões voltou.