Imediatamente após assistir as imagens veiculadas pela Band TV, cedidas pelo jornalista Anderson Leandro, ferido deliberadamente por um policial militar, o secretário da Segurança Pública do Paraná determinou o afastamento do comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Alexandre Scheremeta e do comandante do 13 Batalhão da PM, major Flavio Correia. O jornalista acompanhava a reintegração registrando imagens para a produtora QuemTV.

Delazari também determinou a instauração imediata de um Inquérito Policial Militar para apurar os abusos cometidos durante o processo de reintegração de posse do terreno da Fazendinha. O secretário irá solicitar cópia das imagens para identificar o soldado responsável pelo tiro.

“A conduta do policial que atirou contra o jornalista é repudiável, injustificável e inadmissível. Este governo sempre realizou as reintegrações dentro de um  amplo processo de negociação, com o tempo necessário para que acontecesse de forma tranqüila, sem abusos e sem violência. Esta rotina padrão não foi respeitada no caso do terreno da Fazendinha. Foi uma ação, no mínimo, precipitada”, disse Delazari.

O secretário informou que quer se encontrar com o cinegrafista e também com representantes do Sindicato dos Jornalistas do Paraná para apresentar, pessoalmente, as providências tomadas pela Secretaria. “Foi uma atitude lamentável que deve ser punida rapidamente para que sirva de exemplo”, disse. Delazari ainda afirmou que irá apurar também a participação de representantes da oposição ao governo do estado que estavam infiltrados no terreno. “Em algumas imagens que obtivemos fica clara a participação de opositores apenas para tumultuar o processo”, disse.