SÃO PAULO, SP – A Helpling, plataforma online para serviços de faxina doméstica apoiada pela companhia alemã de investimentos Rocket Internet, levantou 13,5 milhões de euros (US$ 16,8 milhões de dólares ou R$ 43 milhões de reais) de investidores para financiar a sua corrida para se tornar global antes de rivais demarcarem o território em que atua.
Com sede em Berlim, a Helpling pretende fazer para a limpeza doméstica o que Airbnb e Uber fizeram no segmento de compartilhamento de imóveis e de veículos, respectivamente, utilizando resenhas e avaliações para levar transparência ao mercado.
A Helpling lançou seu serviço online para conectar consumidores a profissionais que prestam serviços de limpeza em março e se expandiu rapidamente em 150 cidades em sete países da Europa e, mais recentemente, no Brasil.
A startup é uma das mais recentes empresas a entrar no opaco mercado de serviços de limpeza, competindo com a norte-americana Homejoy, apoiada pelo Google Ventures, e com empresas como TaskRabbit, Handybook, Direct Cleaner, Hassle e Mopp.
Mas a maior concorrente da Helpling e suas rivais é o mercado informal que domina os serviços de faxina doméstica na maioria dos países.
Na Alemanha, onde a Helpling opera em 50 cidades, a maioria dos trabalhos de limpeza doméstica é paga em dinheiro com base em referências informais, fora do alcance das autoridades fiscais.