Localizado no Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras, o Morro do Anhangava é não apenas um dos mais belos cartões postais da cidade, como também um importante ponto de interesse turístico e ambiental. São 1.420 metros de altitude, com formações rochosas e vegetação preservada, que permitem a prática de esportes como escalada, vôo livre, rapel e caminhadas, além dos passeios a cavalo na região do seu entorno.

O Morro do Anhangava é considerado uma das melhores montanhas-escola do Brasil, e está localizado a apenas nove quilômetros do Centro de Quatro Barras e há cerca de 40 quilômetros de Curitiba. No complexo em que está inserido também estão o Morro do Samambaia, a Estrada da Baitaca e o campo de pouso de asa delta, cujo acesso pode ser feito pela Borda do Campo.

Do alto do seu cume, o visitante tem uma bela vista da cidade, de todo o parque e também de trechos da Serra do Mar. Quem chega pela primeira vez ao município pode solicitar o serviço dos condutores de trilhas, que indicam o caminho e ainda contam episódios da história, lendas e a importância do Anhangava no contexto ambiental, turístico e religioso, principalmente para as comunidades locais.

Condutores
Entre os condutores de trilhas que integram o roteiro turístico está a Marumby Montanhismo (contatos: 3672-1704 / 9119-6717, ou ainda pelo e-mail [email protected]), o Refúgio de Montanha 5.13 (contatos: 3554-1609 / 9994-5300 ou [email protected]), e o Grupo Caraguatá (contatos: 3554-1393 / 9219-3039 ou [email protected]), que podem dar todo o apoio aos visitantes.