A Cinemateca de Curitiba exibe, até a próxima sexta-feira (13), a Mostra de Cinema Japonês dentro da programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC. Durante a semana, serão quatro sessões dedicadas a filmes de animação (animes) e outras três ao centenário do diretor nipônico Kon Ichikawa. As animações selecionadas para a mostra trazem três longas e outros dois filmes compostos por curtas, os já clássicos Genius Party e Genius PartyBeyond. A entrada é gratuita.

O Japão é um tradicional produtor de animações. Seus animes, como são conhecidos ao redor do mundo, são consumidos por multidões dentro e fora do país das cerejeiras. Mesmo assim, há muita falta de entendimento sobre o que exatamente são esses longas, séries ou curtas-metragens. A produção de animes é multifacetada. Vai do cômico, ao dramático, do infantil ao terror. É o caso da seleção exibida no FICBIC, que traz diversas obras e em vários formatos e estilos.

Destaque para os filmes Genius Party e Genius PartyBeyond, que foi produzido a partir da união de diversos dos mais talentosos animadores a partir de uma premissa para lá de ousada: sem limites e com muita imaginação.

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC é realizado com o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para a realização desta edição do Festival, destacamos a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, UNESPAR/FAP e com a Universidade Federal do Paraná. Ao todo, são mais de 100 filmes exibidos durante duas semanas em diversos espaços de Curitiba, além da programação itinerante em outras cidades do Paraná.

Veja programação no bemparana.com.br