Em recente pesquisa realizada pela Catho Online, com a participação de 46.607 profissionais, indicou que 59,4% dos cargos foram preenchidos com base no apadrinhamento de candidatos. Segundo registros históricos até mesmo nas correspondências que o navegador Pedro Álvares Cabral escrevia para a corte portuguesa constavam pedidos de apadrinhamento.

Privilégio, responsabilidade e dependência 
Em algumas culturas ser indicado por um padrinho para conseguir um emprego ou atingir um objetivo, significa que você é merecedor de confiança para receber o privilégio de uma recomendação tão especial. Em outras culturas, ser indicado por um padrinho representa que você não utiliza a totalidade dos próprios recursos e depende de terceiros para realizar um intento. Habitualmente o apadrinhamento é associado à  questões de competência e qualificação do profissional do apadrinhado, nem sempre considerada como fator decisivo, mas o peso da indicação.

Criar e manter o networking

Depender de um padrinho é uma coisa, outra coisa é criar e cultivar uma rede de relacionamentos como uma prática eficaz para a busca de oportunidades. Por outro lado, existem profissionais que optam por mudança de emprego somente a partir da confiança depositada em quem lhe fez a indicação. Partindo do pressuposto que não é tão simples assim conseguir um padrinho e que o futuro da sua carreira não é algo que acontece simplesmente por acaso, o melhor que você tem a fazer é estar preparado para as intempéries  do mercado de trabalho e  não depender de terceiros para conquistar um lugar ao sol. Sobre a importância do networking na sociedade da informação e integração, sem fronteiras e orientado para a conectividade, embora através de máquinas e tecnologia, as pessoas fazem a diferença. Prova disso é que a mesma pesquisa mencionada indica que mais de 70% dos desempregados utilizam sua rede de contatos como meio de procura de emprego.

Troca de valores e novos planos

Adversidades não são boas nem ruins, elas evidenciam uma inadequação a uma dada situação, onde as respostas antigas, as quais já estávamos acostumados, não dão mais os resultados esperados. Aproveite os momentos de mudanças, porque neles existem situações para você refletir sobre as suas potencialidades pouco exploradas. Apesar da inevitável ocorrência de fatos e situações imprevistas,o futuro é construído por nós e resulta, por um lado, das percepções que temos sobre o presente e, por outro, das ações que implementamos em respostas a essas percepções. Nós somos, portando, os construtores do futuro, personagens centrais e não meros expectadores.

Turbulências e oportunidades vivem juntas
Os orientais acreditam que uma situação de mudanças ou adversidade é favorável para se fortalecer e transformar momentos de turbulências em oportunidades. Para nós ocidentais, seria o mesmo que transformar limão em limonada e aplicar a capacidade de resiliência para sacudir a poeira e dar volta por cima. A psicologia define resiliência como a capacidade de uma pessoa em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas e sair vitoriosa. Como diria o poeta Paulo Vanzolini: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

 

curtas

* Amanhã (21/03), o Comitê Jovem do IBEF-PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná) realiza seminário com o tema Geração Y no mercado de trabalho. O evento acontece no Palacete dos Leões BRDE (Rua João Gualberto, 570). Informações: (41) 3016-2499 / [email protected]

* A empresa paranaense GMR Participações, de Cianorte, é uma das finalistas da 14ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano, da Ernst & Young Terco. O resultado será divulgado no dia 29 de março, em São Paulo. O empresário Marco Franzato iniciou o negócio vendendo seu próprio carro, em 1993, e hoje tem uma grife próspera na área de confecções.

* A empresa canadense Booster Juice, especializada em smoothies, escolheu o Shopping Mueller para inaugurar, no dia 15 de março, sua primeira unidade no Brasil. A loja rendeu oportunidade de 20 empregos diretos e mais de cem indiretos.

* Nesta quinta-feira, está marcada a inauguração do Espaço do Conhecimento, um bloco do Tecnoparque da PUCPR que pretende aproximar o ambiente acadêmico do mercado de trabalho. Entre as empresas parceiras nesse projeto, está a Sofhar Gestão & Tecnologia.

* A Alleanza realiza nos dias 30 e 31 de março curso de formação em coach educacional. Informações: (41) 3079 7090, [email protected]

Frase:
Não seja insubstituível ! Se não puderem substituí-lo, jamais será promovido
(Autor desconhecido)