Amanda Caetano de Souza, 18  anos, foi aprovada no vestibular de Pedagogia da Universidade Positivo. Ela foi a primeira estudante surda atendida no Centro de Atendimento Educacional Especializado – Surdez (CAEE-S), de Araucária, que oferta apoio pedagógico no contra-turno ao ensino regular para o ingreso no ensino superior.

Amanda é aluna no CAEE-S há mais de 10 anos. Estuda num período no Centro e no outro no Colégio Estadual Professor Julio Szymanski. Ela afirma que optou pelo curso de pedagogia porque sempre sonhou lecionar para as crianças. “Eu quero trabalhar com as crianças e ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para elas”, falou.

O pai da estudante, Maurici Alves de Souza, diz que o mérito da conquista de sua filha é graças ao trabalho realizado no Centro. “Eu admiro muito o trabalho destes profissionais. O trabalho que realizam é incalculável”, comentou.

Para o coordenador do Centro, Osmar Staron, a aprovação da estudante no vestibular serve de exemplo para os outros estudantes surdos. “É um estímulo para que os outros os alunos possam trilhar o mesmo caminho” comentou.

Amanda já faz planos para o futuro e depois de formada quer trabalhar no centro. “Eu fui aluna e agora que ser professora” finalizou.