A Assembléia Legislativa tem a abertura das sessões nesta semana com uma taxa de renovação bastante alta em relação à legislatura passada. Dos 54 deputados estaduais, 20 estão começando ou recomeçando a carreira no Legislativo Estadual. O mais interessante é que não existe unidade ideológica nem mesmo dentro dos partidos.

Apostas
Nem governo, nem oposição podem contabilizar com certeza o número de votos que poderão contar – com certeza – em cada votação. Essa contabilidade independe do partido de cada parlamentar. Principalmente os novos deputados prometem votar de forma independente, para não ganhar logo de cara o rótulo de bancada governista ou oposição.

Moto-contínuo
A acomodação das bancadas, durante as últimas legislaturas pelo menos, parecem estar acontecendo a cada episódio. Alguns parlamentares, que começam como base governista, viram oposição, conforme os conflitos com o governo. Em compensação, o governo costuma buscar novos aliados no bloco independente.

Diálogo
O secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone, reiterou ontem a disposição de diálogo da Prefeitura de Curitiba com os educadores e todos os servidores municipais, para a definição de novos avanços funcionais. Pela manhã, Bertone recebeu uma comissão de representantes dos educadores e reafirmou que a Prefeitura vai continuar negociando novos reajustes salariais com o conjunto de servidores, com vistas à data-base da categoria, neste mês de março.


A Previdência Social é inclusiva. Não podemos analisar apenas se arrecadamos ou gastamos tantos bilhões. O Brasil, sem a Previdência Social seria o caos.

Do presidente Lula, analisando as propostas para a reforma da Previdência que o Congresso deve propor.



Nota 10
Para o líder do prefeito Beto Richa na Câmara de Curitiba, que pediu ao primeiro secretário do Congresso, o paranaense Osmar Serraglio, para apressar a discussão da reforma tributária.