SALVADOR NOGUEIRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O astronauta americano Alan Bean, o quarto homem a pisar na Lua, morreu neste sábado aos 86.

Sua morte veio duas semanas depois de ele ficar muito doente durante uma viagem pelos Estados Unidos.

Nascido em 15 de março de 1932, em Wheeler, Texas, Bean se formou em engenharia aeronáutica pela Universidade do Texas em 1995. Depois frequentou a Escola de Pilotos de Teste da Marinha americana e foi um dos 14 escolhidos pela Nasa para o terceiro grupo de astronautas, em outubro de 1963.

Bean foi o piloto do módulo lunar da missão Apollo 12, que desceu à superfície lunar em novembro de 1969. Foi a primeira missão a demonstrar a capacidade de pouso de alta precisão, pois a alunissagem deveria ser feita o mais perto possível da sonda não tripulada Surveyor 3, no Oceano das Tormentas.

O responsável pela manobra bem-sucedida foi o comandante Charles “Pete” Conrad, assistido por Bean.

Bean voltou ao espaço como comandante da segunda expedição ao laboratório Skylab, em julho de 1973. No total, ele passou 69 dias, 15 horas e 45 minutos no espaço, dos quais 31 horas e 31 minutos na superfície lunar.

Sua aposentadoria da Marinha veio em 1975, e da Nasa, em 1981. Ele dedicou sua vida à arte, produzindo belas pinturas inspiradas por sua viagem à Lua.