A divulgação da mais recente pesquisa CNT/MDA nesta manhã, que trouxe empate técnico entre os candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deflagrou leituras opostas nas duas campanhas. No espectro bolsonarista, o levantamento foi recebido com ânimo, após uma semana marcada por notícias negativas para o candidato à reeleição. Pelo lado do PT, os números com o estreitamento da liderança de Lula na véspera da ida às urnas foram minimizados.

De acordo com pesquisa elaborada pelo instituto MDA e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Lula tem 51,1% dos votos válidos, queda de 2,4 pontos porcentuais. Já Bolsonaro cresceu os mesmos perdidos pelo petista e chegou a 48,9% dos votos válidos – um empate técnico pela margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.

Para o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro, a pesquisa de hoje reflete “a euforia” da campanha nos últimos dias e “a sensação de melhora na vida das pessoas”. “Em São Paulo, a diferença será avassaladora e será uma boa surpresa dessa eleição”, apostou o senador licenciado ao Broadcast Político.

Um coordenador da campanha de Lula, que prefere falar na condição de anonimato, afirma que os levantamentos internos do PT – os trackings – estão “muito melhores” que a pesquisa CNT/MDA e apontam para uma diferença de oito pontos porcentuais entre o ex-presidente e o candidato à reeleição.

À reportagem, o deputado federal André Janones (Avante-MG) fala em “crescimento injustificável” de Bolsonaro no levantamento de hoje. “Crescimento não detectado em outras pesquisas ou trackings, assim como foi em 2014 colocando Aécio na frente de Dilma ou em 2018 dando 7 pontos a menos que Haddad teve nas urnas”, destaca o parlamentar, expoente da estratégia digital da campanha petista.

“Ainda assim, aponta uma vitória de Lula, mesmo que apertada. No decorrer do dia teremos diversas pesquisas e todas devem apontar o caminho da vitória”, segue Janones, em tom de otimismo.

A partir das 18 horas, os institutos Datafolha e Ipec divulgam suas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da disputa presidencial.