As ausências do meia Alex e do volante Uelliton foram decisivas para a derrota do Coritiba no sábado, contra o Vitória, em Salvador, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A avaliação é do técnico Péricles Chamusca. 

Alex viajou a Salvador e estava pronto para jogar, mas foi vetado na última hora devido a lesão no tornozelo. Uelliton também estava entre os convocados para o jogo, mas sofreu lesão e foi cortado. Viemos com formação diferente. Demoramos para entrar no jogo, disse Chamusca. Tivemos dificuldades no passe. Isso dificultou nossa forma de jogar. Com o Alex, faria uma grande diferença. O Uelliton jogou muito bem também contra o Santos e o Junior Urso está voltando agora de lesão.

Com a derrota de sábado, por 2 a 1, o Coritiba ficou na 16ª colocação, com 34 pontos. O São Paulo sibiu para 15º com 34 pontos e maior número de vitórias. Vasco e Criciúma, ambos com 32 pontos, abrem a zona de rebaixamento.
No sábado, Péricles Chamusca montou o Coxa no 4-1-4-1. Junior Urso era o único volante. Gil atuou como meia-direita e Geraldo, na meia-esquerda. Germano e Robinho eram os meias centralizados.

Aos 11 minutos, a defesa do Coritiba ficou bagunçada após rebote e Marquinhos recebeu livre na área para chutar e fazer 1 a 0. O time paranaense reagiu e criou boas chances com passes de Robinho e dribles de Geraldo. Mas as finalizações eram ruins. Nos contra-ataques, o Vitória teve oportunidades para ampliar, mas desperdiçou. O empate veio no último minuto do 1º tempo. Julio Cesar lançou para a área e Geraldo chutou no ângulo, marcando um golaço.

O 1º tempo terminou com estatísticas equilibradas: 51% de posse de bola para o Vitória e 15 finalizações (oito do Coritiba e sete da equipe baiana).

O 2º tempo começou com o Vitória melhor. O gol da vitória baiana saiu aos 25 minutos, quando Juan recebeu lançamento nas costas de Leandro Almeida e cruzou para William chutar. Vanderlei salvou com os pés, mas Dinei aproveitou o rebote. O Coxa tentou reagir, mas pouco criou e levou sufoco nos contra-ataques bem armados pelo Vitória.

No total dos 90 minutos, o jogo terminou 50% de posse de bola para cada equipe. O Vitória finalizou mais: oito certas e 11 erradas. O Coritiba teve 12 finalizações (mas apenas três certas).

Em Salvador

Vitória 2
Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Luiz Gustavo (Euller), Cáceres e Renato Cajá (William); Marquinhos e Dinei (Pedro Oldoni). Técnico: Ney Franco.

Coritiba 1
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Junior Urso, Germano (Lincoln), Robinho (Bottinelli), Gil e Geraldo; Julio César. Técnico: Péricles Chamusca

Gols: Marquinhos (11-1º), Geraldo (45-1º) e Dinei (25-2º)
Cartões amarelos: Kadu, Michel (V). Victor Ferraz, Bottinelli (C).
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (AL)
Público: 9.415 pagantes (10.791 total)
Renda: R$ 79.652,00
Local: Estádio Barradão, em Salvador, no sábado

 


Emocional

O técnico Péricles Chamusca afirmou que o time do Coritiba não está abatido com a má fase. A parte emocional… Já foi superada essa parte de abatimento. Agora a postura é de reagir. O jogo com o Santos já foi uma mostra disso. Mas claro que não vai sair ganhando todos os jogos, declarou o treinador, após a derrota para o Vitória.


Primeiro tempo
11 – Gol do Vitória. Bola alta para a área. Vanderlei corta. Juan manda para a área de novo e pega a defesa do Coxa bagunçada. Marquinhos entra livre e chuta cruzado.
23 – Robinho cruza rasteiro. Gil recebe na área, mas escorrega e acaba chutando fraco. Wilson segura.
24 – Geraldo recebe na área e rola para trás. Germano chuta da meia-lua, para fora.
29 – Renato Cajá chuta de fora da área. Vanderlei espalma no canto.
40 – Bola alta para área. Chico cabeceia em Dinei. A bola sobra para Marquinhos, na cara do gol. Ele chuta em Vanderlei e perde gol feito.
43 – Falta perto da área. Ayrton tenta o ângulo. A bola passa perto.
45 – Gol do Coritiba. Julio Cesar lança para a área. Geraldo bate no ângulo. Golaço!

Segundo tempo
9 – Falta perto da área. Ayrton bate no ângulo. Vanderlei espalma para escanteio.
13 – Robinho bate escanteio. Junior Urso cabeceia perto, sobre o gol.
25 – Gol do Vitória. Bola nas costas de Leandro Almeida. Juan entra livre e cruza. William chuta. Vanderlei salva com os pés. Dinei pega o rebote e faz.
34 – Pressão do Coritiba. A bola sobra na meia-lua para Bottinelli, que chuta para longe.
41 – Contra-ataque. William entra livre, invade a área e chuta, mas Vanderlei sai bem por baixo e evita o gol.
42 – Contra-ataque. Juan e William entra livres na área do Coxa. O 1º toca para o 2º, que ficou com o gol vazio. Ele chuta para fora e perde gol feito.
48 – William recebe na área, gira e chuta sobre o gol.