Sob pressão popular e da crise política, os vereadores de Curitiba decidiram congelar os próprios salários. Pretendem votar amanhã e na sexta-feira dois projetos em regime de urgência. Um deles, entregue pela prefeitura ontem, reajusta o salário dos servidores municipais em 10,36% Já o outro, protocolado no dia 23 pela Mesa Diretora do Legislativo, estabelece que o valor do salário dos vereadores para a próxima legislatura (2017 a 2020) será o mesmo deste ano, ou em R$ 15.156,70.

Data-base
O aumento para os servidores representa a reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Precisamos analisar o projeto para aprovação e sanção até a data-base (1º de abril). Assim os vencimentos de abril já virão reajustados, sem necessidade de pagamento retroativo, justificou o líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV). A partir de 1º de maio de 2016, ficam reajustados ainda os valores dos subsídios do procurador-geral do Município e secretários municipais em 10,36%.

Acordo
Segundo o presidente da Câmara, Aílton Araújo (PSC), a decisão de congelar os salários dos parlamentares Ailton Araujo, a proposta foi feita de acordo com uma pesquisa pessoal e individual entre os vereadores. A maioria optou pelo congelamento. Inicialmente, Araújo e outros parlamentares defendiam um reajuste pelo índice de inflação.

Dois pesos…
Na Assembleia Legislativa funciona assim: brada-se contra a corrupção no governo federal e faz-se vista grossa em relação às denúncias contra parlamentares da Casa. Ontem, esse roteiro foi mais uma vez repetido. Deputados de partidos adversários ao PT – como Hussein Bakri (PSD) – comemoram a decisão do PMDB de abandonar o governo Dilma. Bakri chegou a dizer que era o início do fim para o PT e que o ex-presidente Lula, certamente será preso.

…duas medidas
O mesmo Bakri aproveitou o espaço na tribuna do plenário para solidarizar-se com o deputado Gilberto Ribeiro (PSB), cujo gabinete foi alvo de uma operação de busca e apreensão do Ministério Público sob a acusação de desviar parte dos salários de seus funcionários. Outros parlamentares preferiram não comentar publicamente o caso, mas se revezaram nos cumprimentos a Ribeiro no plenário.

Pôncio Pilatos
O PMDB do Paraná lavou as mãos e liberou seus comandados a votar como quisessem na reunião que decidiu o desembarque do partido do governo Dilma. No final, não houve necessidade de votação já que a decisão foi tomada por aclamação, para evitar expor os contrários ao rompimento.

Trinca
Pelo twitter, o senador e presidente do PMDB do Paraná, senador Roberto Requião, ironizou a decisão do partido. Cunha, Jucá e Padilha, de mãos dadas, para cima, festejam a saída do PMDB do Governo Dilma. Que vc acha da trinca?, comentou.

Mobilização
O PT do Paraná anunciou para amanhã a realização de atos contra o impeachment da presidente Dilma. As manifestações estão programadas para acontecer em Curitiba, na praça Santos Andrade, além de Londrina e Maringá. A Constituição é clara. Só pode haver impedimento quando houver crime de responsabilidade. A presidenta Dilma não tem dinheiro declarado na Suíça. A presidenta Dilma não roubou. Ela fez decretos – apelidados maliciosamente de ‘pedaladas’ – que todos os ex-presidentes fizeram, alegou o partido em manifesto divulgado ontem.