SÃO PAULO, SP, 26 de março (Folhapress) – A compra da fabricante do dispositivo de realidade virtual Oculus Rift pelo Facebook não agradou Markus Persson, criador do jogo “Minecraft”.

Após o anúncio do acordo, o desenvolvedor afirmou em seu perfil no Twitter que cancelou uma possível versão do simulador de construção para o Rift. “O Facebook me dá arrepios”, completou.

Apesar de reconhecer o potencial de experiências sociais para o Rift, Persson escreveu ainda em seu blog que considera as motivações da empresa de Mark Zuckerberg “muito duvidosas”, e que elas estão “sempre mudando”.

“As pessoas fizeram games para o Facebook antes. E, embora tenham funcionado bem por um tempo, elas ficavam travadas numa posição bem infeliz quando a empresa mudava a plataforma para se adaptar melhor à experiência social que estava tentando criar”, disse.

“Historicamente o Facebook não é uma plataforma estável. Não há nada na sua história que me faz confiar nele, e isso faz com que ele pareça assustador para mim.”

O Facebook anunciou a aquisição da start-up Oculus VR (criadora do Rift) por US$ 2 bilhões na terça-feira. Um mês depois de fechar a compra do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, por US$ 19 bilhões.