Na próxima quinta-feira, feraido de Corpus Christi, mais de 150 mil fiéis são aguardados para a celebração na Praça Tiradentes. Na programação está prevista a animação do padre Reginaldo Manzotti a partir das 14h30, num palco montado em frente a Catedral Basílica, a Santa Missa às 15 horas, e às 16h30 a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Rua Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, onde será encerrada com a bênção eucarística por dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano.
A solenidade de Corpus Christi celebrará neste ano o tema da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude. Através da Solenidade de Corpus Christi, com origem no século 12, quer-se lembrar a instituição da Eucaristia como penhor de graça e de salvação e reafirmar a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.

Desde 2005 é realizada a tradicional Missa e Procissão pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. Neste trajeto é confeccionado um grande tapete de serragem e outros materiais. A extensão do grande tapete é de aproximadamente 1.711 metros (do Obelisco de Nossa Senhora, ao lado da Catedral, até o Palácio Iguaçu).
Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre voluntários que se candidatam com aproximadamente dois meses de antecedência da solenidade. A reunião para a organização do lotes do grande tapete é realizada na Cúria Metropolitana. Cada espaço fica sob a responsabilidade dos inscritos com a equipe organizadora do evento.
A confecção começa às 8 horas e segue até as 12 horas. Cerca de 2 mil fiéis participarão da confecção do grande tapete neste ano.