A Caixa  Cultural apresenta de hoje a domingo o 7º Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8. O evento, único do gênero na América Latina, apresenta quatro dias de programação gratuita em uma mostra competitiva e mostras paralelas, com mais de 60 filmes produzidos em Super 8 de países como a Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda e Portugal.
O festival exibe filmes produzidos em Super 8, formato criado em 1965 pela Kodak, inspirado na proposta, aperte o botão que nós cuidamos do resto e que culminou em uma revolução cinematográfica no mundo. Durante a programação serão exibidos filmes em dois formatos: em película e em digital. Dentre as exibições em película, serão exibidos filmes em tomada única, a maioria deles produzidos a partir da Oficina de Super 8 em que cada diretor recebeu um cartucho de Super 8 para filmar um roteiro de sua escolha, editando o material diretamente no gatilho da câmera.

Programação
QUINTA – DIA 29
– 19h – Sessão de abertura do festival: Cinema Transcendental – Exibição de filmes em Super 8 em película, seguida de debate com Fernando Severo, Peter Lorenzo e Rui Vezzaro
– 21h – Sessão Competitiva: filmes em tomada-única
SEXTA – DIA 30
– 14h – Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
– 19h – O Cinema Super 8 de Pernambuco – Exibição de filmes em DVD seguida de debate com o curador da sessão, Alexandre Figueirôa
– 21h – Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD e Sessão Competitiva: filmes em tomada-única
SÁBADO – 01 DE OUTUBRO
– 14h – Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
– 17h – Pré-estreia mundial do filme A Odisseia, primeiro longa-metragem da belga Isabelle Wuilmart, exibido como work-in-progress. Exibição em formato digital.
– 19h – Cinema e encantamento: os curtas de Isabelle Wuilmart – Sessão retrospectiva com curtas de Wuilmart exibidos em formato digital, seguidos de debate com a diretora. Lola de Valence, um dos filmes, será sonorizado ao vivo pela realizadora em conjunto com os músicos Carla Zago (violino), Davi Sartori (teclado) e Edith de Camargo (voz).
– 21h – Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD E Sessão Competitiva: filmes em tomada-única
DOMINGO – 02 DE OUTUBRO
– 14h – Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.
– 15h – O Dia do Filme Caseiro (Home Movie Day) – Realizado pela segunda vez em Curitiba, abre a oportunidade para que indivíduos e famílias dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8.
– 19h – O cinema de Leonardo Crescenti e Carlos Porto – Exibição em formato digital de quatro filmes da dupla seguidos de debate com Leonardo Crescenti.
– 21h – Premiação – Entrega dos troféus e prêmios oferecidos por parceiros do evento. Filmes vencedores são exibidos novamente.
– 23h – Festa de encerramento – Confraternização no Original Beto Batata (R. Professor Brandão 678, Alto da XV).