Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), dos núcleos de Cascavel e Pato Branco, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prenderam em flagrante, na BR 277, em Cascavel, um homem com 105 quilos de maconha. A prisão foi feita na tarde deste sábado (13) quando o suspeito passava pelo posto da PRF em Cascavel, na BR 277, saída para Curitiba.

Ivo Matias, 50 anos, é agricultor natural de Toledo e estava com um veículo Fiat Fiorino com placas de Toledo quando foi abordado. Segundo a polícia, após ser encontrada a droga, Matias disse que a levaria para São Paulo, onde ele seria recebido por algumas pessoas que o entregariam a quantia de R$ 500,00 pelo transporte. Ele foi preso durante operação da Denarc no posto da PRF de Cascavel onde foram abordados diversos veículos para verificação de irregularidades.

De acordo com o delegado da Denarc de Cascavel, Julio Reis, ao ser abordado pela polícia e questionado sobre a sua origem e destino, o suspeito demonstrou nervosismo e foi contraditório nas próprias respostas. “Ele alegou que estava indo a Curitiba fazer exames de saúde, porém não soube responder qual médico o encaminhou e a que tipo de exame faria. Devido ao comportamento suspeito do condutor a polícia fez buscas no interior do veículo e atrás do banco de passageiro foi localizado um fundo falso onde havia 128 tabletes de maconha, o que totalizou cerca de 105 quilos da droga”, disse.

Segundo a polícia, o veículo também apresentava característica de alteração na estrutura de sua carroceria, o que chamou ainda mais a atenção dos policiais. De acordo com o delegado a quantia de maconha apreendida é considerada grande por ter sido apreendida com apenas uma pessoa. “Quando fazemos apreensões com uma só pessoa em ônibus a quantia costuma variar em torno de 30, 40 quilos. Já quando o transporte é feito em automóveis chega a 100 quilos, podendo passar disso. Mas a quantia apreendida é consideravelmente grande”, afirmou o delegado.

O delegado ainda afirmou que essa não é a primeira vez que a ação conjunta de policiais da Denarc de Cascavel e Pato Branco resulta em grande apreensão de drogas e frustra a sua chegada ao destino final. “Outras operações conjuntas já foram realizadas, inclusive na semana passada, resultando em apreensão de cerca de 14 quilos de maconha com suspeita de modificação genética em um ônibus interestadual”, disse.

As investigações continuam para apurar outros envolvidos com a origem e o destino da droga apreendida. Matias não tem passagem pela polícia e irá responder por porte e tráfico de drogas