Sérgio Chapelin, no encerramento do Globo Repórter, na última sexta-feira, comunicou que estava saindo de férias.
Também avisou que, durante a sua ausência, em todo este mês, o programa será novamente apresentado por Glória Maria.

 


A necessidade do humor em observar limites
O Domingo Espetacular, da Record, apresentou uma reportagem séria e precisa sobre a infeliz brincadeira do Comédia MTV satirizando o autismo.
A própria MTV e a equipe do programa, reconhecendo o erro e exagero cometidos, já tinham publicamente se desculpado e se comprometido a articular ações conjuntas com associações que se dedicam a cuidar dessas pessoas.
Episódio superado, mas deixando outra importante mensagem aos que, de uns tempos para cá, resolveram fazer humor além do que é possível e tolerável. Não há com isso a intenção de patrulhar o trabalho de quem quer que seja ou impor limites à criatividade de ninguém. O que se deseja é apenas bom senso. Ter um mínimo de respeito com o próximo.
A televisão, pelo menos até aqui, soube viver muito bem sem esse tipo de coisa.


TV TUDO

Possibilidade
Toda a programação da rádio Jovem Pan AM, segundo entendimentos de bastidores, muito em breve será transmitida também pela sua emissora de FM, em São Paulo.
Medida que atenderá, ao mesmo tempo, ouvintes e o mercado publicitário.

Bem colocado
O professor Geraldo Medeiros, Professor Senior de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP, enviou e-mail à produção do Mais Você, da Globo, cumprimentando a equipe do programa pelo Teste do Pezinho, levado ao ar no dia 27.
Destacou, principalmente, a necessidade deste procedimento para a saúde da criança, protegendo-a de eventuais consequências.

Contato feito
O próprio Silvio Santos, pessoalmente, ligou e convidou o comentarista da Jovem Pan, Joseval Peixoto, para integrar a nova equipe de jornalismo do SBT. Como se sabe, já de alguns dias se busca encontrar o companheiro ideal para Rachel Sheherazade na apresentação de um novo telejornal.

Clima estranho
Morde & Assopra, da Globo, começa a mostrar reação no Ibope. Mas uma onda de insegurança tomou conta de parte do elenco, assim que a nova leva de capítulos, que vai do 47 ao 52, chegou. Primeiro, eles foram enviados via correio, impressos; depois, uma outra versão do mesmo material, agora editado, foi enviado via internet. Os atores ainda não sabem o que será ou não gravado.

Enxugando
A novela de Walcyr Carrasco, desde o início, se apresentou como uma produção de elenco muito grande, cerca de 80 atores. Com as modificações, isso vai mudar e personagens irão desaparecer. Segundo informações que correm no Projac, Ana Rosa, Cláudio Jaborandy e Tarcisio Filho devem ser os primeiros a sair.

Outras opções
A Record pretende montar um elenco mais interessante na próxima edição de A Fazenda, que estreia em julho.
Para tanto, o diretor Rodrigo Carelli não ficará limitado a vídeos e sugestões de empresas de agenciamento. Há também olheiros pelo país colaborando com os trabalhos do programa.

Toque de reunir
Durante o dia de hoje, Heródoto Barbeiro e todos os contratados do novo jornal da Record News serão reunidos para elaborar o material de divulgação. Fotos, pequenas entrevistas etc. A ideia, com essa estreia, no dia 23, é promover o relançamento do canal. O título será simplesmente Jornal da Record News.

Corrida maluca
A direção da Bandeirantes ficou, sim, muito decepcionada pelo fato de as chuvas em São Paulo terem atrapalhado o desenvolvimento da Indy. Era o sentimento de ontem, após a conclusão da etapa Brasil, vencida pelo australiano Will Power. Mas, a ordem, desde já é pensar na temporada 2012, no Anhembi ou em outro lugar.
Se planeja, por exemplo, dois dias antes da próxima prova promover um grande show com artista importante da nossa música.

Ordem dos trabalhos
As gravações do próximo O Aprendiz começam entre julho e agosto. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de externas no exterior, em países como China e Israel. Consultada. A Record ainda não confirma. A estreia do programa deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.

Mea culpa
Ontem, no Jogo Aberto, da Band, o comentarista Neto falou de algo que coincide com assunto já colocado nesta coluna:
às vezes, falamos apenas dos grandes de São Paulo, Palmeiras, Corinthians, mas precisamos falar de outros, do Coritiba… É isso mesmo.

 


BATE-REBATE

· Telespectadores da Record Internacional protestam contra as interrupções na exibição do Domingo Espetacular.
· Fausto Silva foi comemorar o aniversário fora do Brasil. O seu programa volta, ao vivo, no próximo domingo.
· Ainda não existe nada fechado entre a Record News e a jornalista Lilian Wite Fibe.
· Mas há o interesse de fechar.
· Ainda a propósito da Record News, esfriou a possibilidade de Ana Paula Padrão comandar um talk show na sua nova programação.
· Camila Morgado será uma das atrações do Vitrine, hoje, 20h45, na Cultura.
· Atriz Angela Leal também está confirmada no elenco da minissérie A História de Davi, da Record.
· Moradores do Vale do Ribeira, por causa das recentes mudanças, não recebem mais a Rede TV! e reclamam da qualidade de imagem do SBT.
· Corações Feridos, adaptação de Iris Abravanel, poderá estrear em outubro. É o que dizem.
· Mesmo mês que a Globo pretende lançar Beijo na boca, de Miguel Falabella, às sete da noite.
· Se tudo se confirmar, o ator Victor Pecoraro estará no ar em duas produções inéditas, em diferentes canais, fazendo papéis de destaque.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


C´est fini
Depois de dois meses na Europa, o autor Vicente Sesso está de volta ao Brasil. E, pra variar, nem um pouco animado com a nossa teledramaturgia. Disse até que ainda não viu nada de Amor e Revolução – e dá a entender que não vai se esforçar muito para acompanhar a novela.
O SBT, como se sabe, adquiriu os direitos de duas obras de Sesso – Uma Rosa com Amor, já apresentada, e Minha Doce Namorada.
Para repercutir a morte de Osama Bin Laden em seus telejornais da manhã de ontem, além de realizar entradas ao vivo com os correspondentes em Washington e Nova Iorque, Globo e Record também seguiram outra lógica, a de convidar repórteres que participaram da cobertura do 11 de setembro.
Zileide Silva e Edney Silvestre falaram ao Bom Dia Brasil, e Heloísa Villela —que, na época, estava de licença-maternidade e trabalhava na Globo— falou ao Fala Brasil da Record.
Já o SBT estava no ar com um jornal gravado na véspera.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!