Governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) recebeu ontem, em Londrina, o apoio de 37 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop). Segundo a assessoria da campanha do tucano, os apoios incluem prefeitos do PMDB, do PV — partidos que oficialmente têm como candidato ao governo o senador Roberto Requião (PMDB) — e do PDT — legenda que integra a coligação da candidata do PT, senadora Gleisi Hoffmann. A população representada pelos prefeitos supera 1,3 milhão de habitantes. Fico muito agradecido e consciente da responsabilidade que tenho com essas importantes regiões, afirmou Richa. Na Amunop, 19 dos 23 prefeitos anunciaram apoio a Richa. Na Amepar, foram 18 dos 22 prefeitos.

Publicidade
A Justiça Eleitoral determinou que sejam retiradas das páginas na internet da Copel e da Sanepar duas matérias que citam o governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição. Os textos foram publicados nos dias 4 de julho e 21 de maio. As duas decisões da Justiça atendem ao pedido da coligação Paraná Olhando Pra Frente, da candidata ao governo Gleisi Hoffmann (PT). No despacho de uma das decisões, o juiz Humberto Gonçalves Brito afirma que a publicidade do site usa a imagem do governador. referida publicidade não alcança os fins da administração pública ou para dar efetividade de seus atos, e afeta a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, até porque consta a imagem do representado Carlos Alberto Richa, delibera.

Fotos
A assessoria de Gleisi divulgou que a Justiça teria determinado a retirada de todas as matérias dos sites das duas estatais que continham fotos do tucano. O advogado da coligação Todos Pelo Paraná, que apoia Richa, contesta, e afirma que o juiz vetou apenas duas matérias, de junho e maio, estavam nos sites da Sanepar e da Copel. Em nenhum dos casos tem foto alguma, como sugeriu a ação dos petistas e o juiz, inclusive, afirma que a maioria das matérias não se encontrava mais nos sites, defende. Nas duas decisões, o juiz aponta que consultou as páginas das empresas e não encontrou mais o referido link citado na petição inicial.

Adiado
A reunião para definir as regras para o primeiro debate eleitoral de 2014, na TV Band, foi transferida para a próxima quinta-feira. O encontro chegou a ser marcado para ontem, mas foi adiado para conciliar as agendas dos participantes. As assessorias jurídicas e representantes dos candidatos ao governo do Paraná vão se reunir na TV Band Curitiba para definir as regras do primeiro debate eleitoral, marcado para o dia 14 de agosto (no primeiro turno) e dia 9 de outubro (se houver segundo turno).

Convidados
Além das regras, a reunião serve para apresentar a proposta do cenário, fazer o sorteio da ordem das bancadas e detalhar a cobertura nos diversos veículos de comunicação. Segundo o organizador do debate, o jornalista Fabrício Binder, todos os candidatos foram convidados a participar, independente de os partidos terem representação nacional. Tradicionalmente a Band adota a postura democrática de convidar todos os candidatos, afirma Binder. O encontro entre os candidatos a presidente da República será no dia 7 ou no dia 19 de agosto. Caso haja segundo turno o debate será realizado no dia 14 de outubro.

Debate da APP
A APP Sindicato – que representa os professores e funcionários da rede estadual de ensino – marcou para 19 de agosto um debate com os candidato ao governo. É a quarta vez que a entidade realiza a discussão, direcionada especificamente às propostas dos concorrentes para a área de educação. O debate acontecerá no auditório da entidade, em Curitiba. Os oito candidatos serão convidados e responderão questionamentos feitos por educadores de todas as regiões do Paraná. Durante o debate, os candidatos também receberão um documento com as reivindicações da categoria, que serão definidas na VI Conferência Estadual da Educação da APP, que será realizada nos dias 1º e 2 de agosto, em Curitiba. Neste material, estarão as propostas dos trabalhadores para a educação, a pauta de reivindicações da categoria e também a Carta Compromisso, que deverá ser assinada no final do debate.

Hospedagem
O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, apresentou, ontem, requerimento de informações à Mesa da Casa questionando o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Machado, sobre a hospedagem do presidente de Cuba, Raul Castro, na residência oficial de campo da Presidência da República, conhecida como Granja do Torto. Para o parlamentar, o governo federal demonstra, com a atitude, o alinhamento político da administração petista com o governo caribenho. No documento, Bueno quer saber, dentre outras coisas, se o convite foi ofertado aos demais chefes de estado que participaram do encontro da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.

Em alta
Allan Costa, estudante do ensino médio em Bauru (SP), ganhou a medalha de bronze na OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE BIOLOGIA, disputada em em Bali, na Indonésia, entre 5 e 12 de julho. Ele disputou com estudantes de outros 42 países.

Em baixa
Depois de avançar até a terceira posição no ranking da Fifa, a SELEÇÃO BRASILEIRA voltou a despencar, e agora ocupa a sétima colocação. O novo ranking foi divulgado ontem, e traz a Alemanha em primeiro, seguido de Argentina e Holanda.