Os produtos naturais, principalmente os de origem orgânica, também ganham destaque neste mercado também designado como o da saudabilidade. A força para a mudança dos hábitos de consumo sai de estatísticas que revelam o avanço da obesidade e as consequências na população, como a maior incidência do diabetes. A doença é apontada como o grande desafio do século 21, conforme ressalta Carlos Eduardo Gouvea, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).

Ele lembra que em 2007, eram 246 milhões de pessoas portadoras de diabetes. A doença é apontada pelas organizações mundiais de saúde como a quarta maior causa de mortes em países desenvolvidos, conforme dados da Abiad.

O Instituto LatinPanel, que aufere os números de consumo dentro da casa dos consumidores, revela o perfil do peso do brasileiro, acima de 7 anos, bastante preocupante. Ao todo são 120,5 milhões. Destes, 9% está com peso abaixo do ideal, 50% estão dentro do peso certo, 27% com sobrepeso e 14% são obesos. Tomando como faixa etária referencial acima dos 20 anos, o perfil aponta que 40,5% dos brasileiros estão acima do peso.

Ainda que os produtos diet/light sejam combatidos por nutricionistas mais radicais devido à grande presença de aditivos químicos, um em cada dois brasileiros faz algum tipo de dieta, segundo a Latin Panel. E, no caso, os alimentos naturais e orgânicos se apresentam como uma solução mais saudável.

Orgânicos — Curitiba é conhecida com a Capital dos Alimentos Orgânicos. Hoje o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, abre a reunião da Câmara Setorial de Orgânicos.

Essa será a primeira reunião de estruturação do setor após a regulamentação da lei sobre os produtos orgânicos, no último dia 28 de dezembro. O Paraná é o segundo maior produtor de alimentos orgânicos do País, com uma produção anual de 94 mil toneladas e cerca de cinco mil produtores, responsáveis por uma área cultivada que atinge 14 mil hectares no Estado.

A facilidade de encontrar matéria-prima certamente foi decisiva para a instalação, em Curitiba, de duas outras grandes empresas de produtos naturais organicos: a Jasmine e a Vitao.

A Vitao está no mercado desde 1991. A marca pode ser encontrada nas prateleiras dos supermercados em pacotes de arroz integral, aveia, biscoitos integrais, cereais e frutas, cookkies integrais, farinhas integrais, fibras, gérmen, macarrão instantâneo integral, massas integrais, produtos Kosher (conceito judaico que garante a qualidade de alimentos supervisionados por um rabino ou rabinato), salgadinhos integrais, sementes, sojas e sopas light.

Jasmine — Outra empresa que escolheu Curitiba para produzir produtos naturais integrais e orgânicos foi a Jasmine Alimentos.  Criada em 1990, a empresa tem sede no bairro Boqueirão e possui mais de 90 itens entre linhas de cereais matinais, cookies e biscoitos, soja e derivados e farináceos integrais. Além destes, a Jasmine também possui uma linha de produtos orgânicos certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e Instituto de Mercado Ecológico (IMO), de acordo com normas internacionais. Os produtos podem ser encontrados em todos o País, além da América do Sul, Central e Estados Unidos. (AE)