O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação civil pública contra a União e dois ex-comandantes do Doi-Codi do II Exército, em São Paulo, no período de 1970 e 1976, os militares hoje reformados Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel. O MPF pede que eles sejam pessoalmente responsabilizados por tortura, mortes e desaparecimentos ocorridos à época.

Atraso
O julgamento do mérito do pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de defesa de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Jatobá,  pai e madrasta da menina Isabella de Oliveira Nardoni, deverá ser adiado, pelo menos, para depois do dia 4 de junho. O relator do pedido, o desembargador Caio Almeida, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, sai de licença-prêmio na segunda-feira e só volta no dia 4.   

PCC
A Polícia Civil de Sorocaba cumpriu ontem, 38 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, em operação que identificou lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região. Foram presas 14 pessoas e cumpridos mandados de 13 mulheres que já estavam detidas e 11 homens também presos anteriormente. A investigação durou três meses e identificou o grupo liderado por Leandro Roberto Paulino, 25 anos, preso em Valparaíso por tráfico de drogas.

Abuso
Uma força-tarefa com dez profissionais, coordenada pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência chegará na próxima segunda-feira, 19 ao Pará para apurar denúncias de tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e adolescentes e ameaças a 300 defensores dos direitos humanos.