O lateral-esquerdo Eltinho, 19 anos, foi negociado com o Yokohama Marinos, nono colocado na última J-League, primeira divisão do campeonato japonês, encerrada em 2 de dezembro. Os direitos econômicos dele pertenciam ao Paraná (70%) e à LA Sports (30%), empresa que mantém parceria com o clube. O valor da transação não foi divulgado.

A negociação foi confirmada ontem por Luiz Alberto Martins de Oliveira Fliho, sócio-proprietário da LA Sports. Segundo ele, agora a empresa ajudará o Paraná a buscar reforços. “Vamos trazer três ou quatro jogadores do mesmo nível”, declarou o empresário.

Além de Eltinho, já foram negociados o atacante Leonardo e o meia-atacante Maicosuel, por empréstimo para o Flamengo. O meia-atacante Sandro foi vendido para o Genclerbirligi, da Turquia. A LA Sports tinha participação nos direitos econômicos dos três jogadores. A empresa também possui parte do “passe” do volante Pierre, do zagueiro Gustavo, do lateral Alex, do volante Felipe Alves e dos meias Gérson e Joelson — os dois primeiros estão cotados para deixar o clube, rumo ao Grêmio e ao Fluminense, respectivamente.

O Yokohama conta hoje com dois brasileiros no elenco: o lateral-esquerdo Dutra (33 anos, ex-Santos e Coritiba) e o atacante Marques (33 anos, ex-Atlético-MG, Corinthians e Vasco). O clube tem a sua disposição o Nissan Stadium, com capacidade para 72 mil pessoas. Disputando a J-League desde 1991, foi três vezes campeão: 1995, 2003 e 2004.

Votação
O técnico Caio Júnior foi eleito o destaque do Paraná Clube no Campeonato Brasileiro. Em enquete realizada pelo site paranautas.com, 42% dos participantes votaram no treinador. O goleiro Flávio ficou na segunda posição, com 19%, seguido pelo atacante Leonardo (11%), pelo volante Beto (10%), pelo zagueiro Gustavo (9%) e pelo atacante Cristiano (5%). Foram registrados 436 votos.

Público
O Paraná superou o público do Atlético no Brasileirão 2006. O Tricolor teve média de 10.636 pagantes por jogo – a 11a maior da competição. O Rubro-Negro ficou em 12º lugar nesse ranking, com 10.505. A média geral da competição foi de 12.268. A maior é a do Grêmio (25.630) e a menor, do São Caetano (1.906). Em arrecadação, porém, o Paraná é o 14o, com média de  R$ 110 mil por jogo. O Atlético ficou na 7ª posição, com R$ 179 mil por partida. Os dados são da CBF.