O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) completa 50 anos, amanhã, com uma marca admirável. Nessas cinco décadas, foram dezenas de milhões de atendimentos. O número nem é mensurável, já que não existem estatísticas mais antigas. As mais recentes apontam um milhão de atendimentos anuais a partir de 2004, sendo 85% deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o hospital que serve a comunidade curitibana cresceu em todos os aspectos. Os 38 leitos iniciais transformaram-se num complexo hospitalar com mais de 660 leitos.

Em seus 50 anos de atividades, o Evangélico tornou-se um hospital de referência nacional e internacional em várias especialidades. O serviço neurocirurgia é considerado, desde 2008, um centro de referência classe “A” em cirurgia da base do crânio pela Federação Mundial de Neurocirurgia. É um hospital geral com atuação nas áreas de alta complexidade pelo SUS, sendo inclusive referência para atendimento de gestação de alto risco, grandes queimados, transplante renal, trauma, entre outros. É também o maior parceiro da Prefeitura de Curitiba.

São 45 mil metros quadrados, 660 leitos, UTI Geral, UTI cirúrgica, UTI coronariana, UTI neonatal, totalizando 60 leitos de UTI, 22 salas cirúrgicas, 450 médicos e 3.500 funcionários. Em média, são realizados diariamente: 110 cirurgias, 30 partos, 100 internamentos, 3.800 exames, gerando um movimento diário aproximado a 7.000 pessoas em suas dependências.

“É muito gratificante acompanhar o crescimento do Evangélico e ver toda transformação que ele sofreu durante estes anos”, comenta Constantino Miguel Neto, diretor geral do Evangélico, que há 40 anos dedica sua profissão à instituição, onde acompanhou todas as grandes conquistas e também as dificuldades passadas desde sua criação. “Fui aluno da primeira turma da Faculdade Evangélica, quando ingressei em 1969. Tenho orgulho de fazer parte de uma instituição universitária reconhecida e certificada pelos Ministérios da Saúde e Educação e que se tornou um grande hospital”, ressalta.