Divulgação

Comemorado desde 1975, o Dia Internacional da Mulher já vem ecoando por todo o mundo desde o começo da década de 1920. O estopim na busca por direitos igualitários foi originado no centro da classe operária americana e europeia, derivado do movimento socialista.

Com jornadas de trabalho superiores a 16 horas por dia, e condições inumanas de trabalho (além de enfrentarem uma carga, em boa parte, mais pesada que a destinada aos homens), as mulheres começaram a se organizar através de manifestações. De todas as formas, a mais eficaz para se fazer notar e ouvir.

Muitas pessoas atribuem a criação da data a alguns acontecimentos distintos: um incêndio que vitimou mais de 120 trabalhadoras mulheres, em Nova York, no ano de 1911; ou uma passeata organizada em 1917, considerada o passo inicial para a Revolução Russa; ou até mesmo a uma marcha comandada por 15 mil mulheres, em fevereiro de 1909, também em Nova York.

Apesar de tantos fatos reconhecidos historicamente, a luta feminista nunca arrefeceu e permanece cada vez mais forte, principalmente nesta última década. E um dos setores que melhor “abraçou” a causa foi a música. Não só nesta, mas em inúmeras outras décadas, a voz feminina se mostra cada vez mais relevante, no sentido de externar os anseios, desejos e esperanças de todas as mulheres.

Com base nisso, e para comemorar este dia importante em grande estilo, selecionamos 20 verdadeiros hinos de empoderamento feminino, para que vocês, sejam mulheres ou homens, não esqueçam a importância da solidariedade, sororidade, respeito e empatia por uma luta que deve ser de todos nós: a luta por igualdade. Confira todas as músicas no BARULHO CURITIBA!