Vinícius Luiz Hiurko, 16 anos, morador da Comunidade do Rio da Várzea, interior de Quitandinha, participou entre os dias 15 e 18 de outubro da 6ª Mostra Brasileira de Foguetes, que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

O quitandinhense, juntamente com Darlan Vizzotto, de Mafra, e Gabriel Selenko, de Itaiópolis, ambos municípios de Santa Catarina, venceram uma competição interna do Colégio Agrícola de Rio Negro, o que rendeu ao grupo a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), antiga Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG).

Nesta competição, segundo Vinícius, os estudantes da disciplina de Física da instituição de ensino elaboraram foguetes a partir de garrafa pet, vinagre e bicarbonato como combustível. E nesta disputa interna, o projeto do grupo do quitandinhense foi lançado mais distante, atingindo uma distância de 230 metros.

A distância de lançamento alcançada, aliás, segundo Vinícius, é a maior da história do Colégio Agrícola de Rio Negro, instituição que sempre teve representantes no MOBFOG. O recorde de lançamento de foguete registrado anteriormente no colégio era de 205 metros.