Os integrantes do G4 (Brasil, Índia, Estados Unidos e União Européia) classificaram como produtiva a reunião de dois que tiveram em Genebra (Suíça) para tratar das negociações da Rodada Doha, paradas desde o ano passado por falta de acordo.

Principais negociadores desta rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC), os três países e o bloco europeu divulgaram comunicado conjunto hoje (18), informando que as discussões se concentraram em agricultura e no acesso a mercados para produtos não agrícolas e de serviços.

Países em desenvolvimento como Brasil e Índia reivindicam redução dos subsídios para os agricultores dos países desenvolvidos, para melhorar a competitividade dos produtos agrícolas naqueles mercados. Já os países ricos exigem acesso mais livre aos mercados dos emergentes.

A declaração diz ainda que representantes dos quatro países manterão reuniões informais nas próximas semanas e estão comprometidos e esperançosos de que as conversas levem a uma conclusão exitosa da rodada até o final do ano.

Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a representante de Comércio dos EUA, Susan Schwab, o ministro de Indústria e Comércio da Índia, Kamal Nath, e o comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson. O grupo também se reuniu com os presidentes de dois grupos negociadores da OMC: de Agricultura, Crawford Falconer, e de Acesso a Mercados para Produtos Não Agrícolas, Don Stephenson.