Assim como na Assembleia Legislativa, a discussão do plano municipal de educação também provocou polêmica na Câmara de Vereadores de Curitiba. E a exemplo do que aconteceu no parlamento estadual, no Legislativo da Capital a bancada evangélica também está agindo para retirar do texto qualquer menção a políticas de promoção de igualdade de gênero. A alegação é a mesma: preservar a família tradicional, sob o argumento de que não cabe à escola abordar questões envolvendo orientação sexual.

Sodoma
No debate sobre o tema, chamou a atenção o comentário do vereador Professor Galdino (PSDB): não pertenço à bancada religiosa e nem sou contra o grupo LGBT, mas questiono essas expressões que podem levar Curitiba a se tornar algo como Sodoma e Gomorra, argumentou o tucano.

Tempo quente na Fiep
A Fiep publicou ontem o edital de convocação das eleições. O prazo de 10 dias para inscrição de chapas começa a correr hoje. . A votação é no dia 5 de agosto. De agora até o dia 29 de junho a mobilização é para montagem e inscrição das chapas. Há pelo menos dois pré-candidatos fortes para tirar Edson Campagnolo do comando da entidade: o empresário curitibano Rommel Barion e o industrial Valter Orsi, de Londrina. Muitos sindicatos e dirigentes estão indignados com as atitudes de Campagnolo no comando da Fiep. Vai se uma batalha e tanto.

Limites
Apesar das dificuldades financeiras, mais de 97% das prefeituras paranaenses cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere aos limites de gastos com pessoal. A revelação é do índice FIRJAN de Gestão Fiscal – elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e divulgado ontem. Segundo o levantamento, 796 cidades brasileiras descumprem a LRF, que estabelece um limite de 60% das receitas líquidas correntes para as despesas com o funcionalismo público.

Ranking
No caso do Paraná, a situação é bastante favorável. O estado é um dos três com menor proporção de prefeituras com problemas — 2,4%, igual ao Rio de Janeiro e só maior que a campeã Santa Catarina (2%). O Paraná também tem uma cidade entre as dez com melhor resultado no âmbito nacional. Maringá é a oitava cidade do Brasil em melhor situação. Os únicos estados brasileiros que não tiveram nenhuma cidade entre os 500 piores resultados do país são Paraná, Roraima e Mato Grosso do Sul.

Compra de votos
O Juízo da 96ª Zona Eleitoral do Paraná condenou dois vereadores de Nova Londrina, município do Noroeste do Estado, pela prática de crime de corrupção eleitoral. Os vereadores foram presos em flagrante em 1º de outubro de 2014, após denúncia de compra de votos mediante distribuição de vale-combustível à população local. O objetivo era beneficiar os candidatos ao cargo de deputado estadual por eles apoiados.

Combustível
Na época da prisão, foi encontrada expressiva quantidade de tíquetes e agendas com anotações de controle do combustível distribuído. Um caderno apreendido indicava 349 pessoas favorecidas. Os registros somavam um total de 4 mil litros de combustível, consumo improvável em uma campanha voltada a 10 mil eleitores e que contou com a participação de apenas nove cabos eleitorais. Diante das evidências, os vereadores foram condenados ao pagamento de multa e à prestação de serviços à comunidade. Um eleitor que recebeu vales-combustível também foi condenado.