A casa de leilões Mullock colocará à venda no fim deste mês amostras de lâminas de grama com sangue supostamente do local onde o líder indiano Mahatma Gandhi foi assassinado em 1948. Os artefatos devem ser arrematados por 10.000 a 15.000 libras (US$ 16.000 a US$ 24.000).

O especialista de documentos históricos da casa de leilões, Richard Westwood-Brookes, disse que muitas vezes era difícil provar se tais artefatos eram genuínos, mas diz estar confiante de que os artefatos eram genuínos. P.P. Nambiar teria recolhido as amostras após o reverenciado “Pai da Nação” ter sido baleado por um radical hindu.

“Nesta situação, eu tenho uma carta da pessoa que recolheu, P.P. Nambiar, e também tenho as páginas do livro que ele publicou no qual descreveu como recolheu essa amostra de solo”, disse Westwood-Brookes. “Então, nessa situação eu não acho que possa haver qualquer dúvida.”

As amostras também correspondem com a descrição que Nambiar fez dos acontecimentos de 1948, em que ele encontrou uma gota de sangue de Gandhi sobre a grama que ele coletou.

“Eu cortei a grama e também peguei dois pedaços de solo que eu envolvi em um pedaço de um jornal encontrado nas proximidades”, escreveu Nambiar.

Ele também estava confiante de que um par de óculos feito em Gloucester, também no oeste da Inglaterra, datado por volta de 1891 havia pertencido ao herói da independência indiana. 

Eu questionei o vendedor sobre isso com muito cuidado, porque o oculista que fez os óculos veio de Gloucester e você imediatamente pensa ‘Como pode ser isso?'”.

Os óculos de aro de metal, também avaliados em 10.000 a 15.000 libras, datam da época em que Gandhi estava na Grã-Bretanha para estudar Direito.

Durante a sua estada, ele entrou para a Sociedade Vegetariana de Londres, por meio da qual fez amigos em Gloucester, de acordo com as notas do catálogo da casa de leilões.

No geral, a coleção Gandhi, que inclui cartas assinadas e um livro de oração, deverá arrecadar de 80.000 a 100.000 libras, embora Westwood-Brookes tenha dito que era difícil colocar um valor em alguns dos lotes mais incomuns.

A coleção de Gandhi vai a leilão em 17 de abril como parte do leilão da Mullock de documentos históricos, autógrafos e coisas efêmeras.