Geraldo Bubniak – Cuello comemora

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 0 o Libertad, nessa quarta-feira (dia 18) à noite, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com o resultado, o time paranaense ficou em 2º lugar do Grupo B, com 7 pontos, atrás do Libertad (7 pontos) apenas no saldo de gols — e à frente do The Strongest (6 pontos) e do Caracas (6). Os dois primeiros avançam para as oitavas de final. Na última rodada, o Furacão joga em casa contra o Caracas e só vai precisar de um empate para se classificar.

Clique aqui para ver o gol de Cuello e aqui para ver o gol de Canobbio.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico não fez uma boa partida no primeiro tempo, nem o Libertad. O jogo mudou a partir dos 11 minutos, quando Cuello acertou um chute espetacular, de fora da área, e fez 1 a 0. O time paraguaio partiu com tudo para o ataque e deixou espaços para o contra-ataque. Só a partir daí que a equipe paranaense teve facilidade para jogar e começou a criar chances. E matou o jogo em contra-ataque de Terans e Canobbio.

GRINGOS
Os gringos foram os mais decisivos do Athletico na partida. O argentino Cuello fez o primeiro gol, com um chute espetacular. E a dupla uruguaia marcou o segundo gol: passe de Terans e finalização de Canobbio. Foi o primeiro gol de Cuello pelo clube, na sua 11ª partida. Canobbio também marcou pela primeira vez, na sua 10ª partida pelo Furacão.

SÉRIE INVICTA E TABU
O placar manteve o tabu do Athletico nunca ter perdido em casa para paraguaios em competições oficiais, agora com 4 vitórias e 1 empate. O time também ampliou sua série invicta como mandante em competições da Conmebol, com 10 vitórias e 3 empates — a última derrota foi o 1 a 0 para o Boca Juniors, pelas oitavas da Libertadores de 2019.

ESCALAÇÕES
O técnico Felipão não tinha Vitinho, Thiago Heleno, Marcelo Cirino e Cittadini, todos em recuperação. O atacante Vitor Roque não foi inscrito na Libertadores. O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Terans (centro), Cuello (esquerda) e Canobbio (direita) na linha de três. As novidades foram Nico Hernández e Christian como titulares, nos lugares de Matheus Felipe e Matheus Fernandes. Recuperado, o meia Terans voltou ao time, deixando o volante Erick no banco.

O Libertad não tinha atacante Julio Enciso, 18 anos, artilheiro do Paraguaio 2022, que sofreu lesão. Outra baixa era o meia-central Marcelo Diaz, 35 anos.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo não teve chances de gol. O Athletico mostrou boa organização defensiva, mas foi previsível no setor ofensivo, dependendo dos chutes de longe de Cuello e dos dribles de Terans para levar algum perigo. O Libertad ficou recuado e, quando teve a bola, preferiu valorizar a posse do que contra-atacar. Foram 6 finalizações na 1ª etapa – e nenhuma certa.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário, mas mudou de rumo aos 11 minutos, quando o argentino Cuello acertou um chute espetacular da ponta e acabou encobrindo o goleiro: golaço e 1 a 0 no placar. O Libertad fez quatro substituições e partiu para o ataque. E o Athletico aproveitou para ampliar no contra-ataque, aos 23. O uruguaio Terans puxou contra-ataque e rolou para o uruguaio Canobbio chutar cruzado: 2 a 0. O time paraguaio partiu desesperado para o ataque e o Athletico teve outros dois bons contra-ataques para ampliar. As primeiras substituições no time paranaense só vieram aos 38, com as entradas do zagueiro Matheus Felipe e do volante Erick. Aos 45, saiu Pablo e entrou o atacante Rômulo. Aos 47, Canobbio foi substituído por Pedro Rocha.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 49% de posse de bola, 13 finalizações (4 certas) e 78% de precisão nos passes. O Libertad teve 10 finalizações (5 certas) e 72% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×0 LIBERTAD
Athletico: Bento, Khellven, Nico Hernandez, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura e Christian (Erick); Canobbio (Pedro Rocha), Terans (Matheus Felipe) e Cuello; Pablo (Rômulo). Técnico: Felipão
Libertad: Martín Silva; Piris, Bocanegra, Barboza e Samudio; Riveros (Óscar Cardozo) e Diego Gómez (Caballero); Bareiro (Merlini), Bogarín (Mendieta) e Iván Franco (Roque Santa Cruz); Melgarejo. Técnico: Daniel Garnero
Gols: Cuello (11-2º), Canobbio (23-2º)
Cartões amarelos: Diego Gómez, Martín Silva, Bocanegra, Barboza, Mendieta (L). Cuello, Pedro Henrique, Terans, Canobbio (A).
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Público: 21.630
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Falta na direita. Terans levanta pra área. Nico Hernández não alcança.
20 – Cuello invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
27 – Cuello corta para dentro e chuta de fora da área. A bola passa sobre o gol.
42 – Abner toca. Hugo Moura chuta de longe. A bola amortece no zagueiro e o goleiro segura.

Segundo tempo
1 – Terans ajeita e Canobbio chuta sobre o gol.
8 – Contra-ataque. Melgarejo parte livre para o gol e se joga ao driblar Bento, fora da área.
11 – Gol do Athletico. Cuello recebe na ponta-esquerda e chuta de longe. A bola encobre o goleiro e entra no ângulo.
16 – Caballero chuta de fora da áera. Bento segura.
23 – Gol do Athletico. Terans puxa contra-ataque e toca para Canobbio. Ele invade a área e chuta cruzado.
32 – Terans chuta de longe. O goleiro espalma no ângulo.
48 – Cruzamento. Cardozo cabeceia com perigo. Bento faz boa defesa.