A BS Colway, decidiu reduzir suas operações no Brasil, demitiu 500 dos seus 1.200 funcionários e está transferindo parte de sua produção para o Paraguai. A produção nacional será reduzida pela metade. Existe uma batalha entre a indústria de pneus remoldados e novos. A razão é a importação de pneus usados que é considerado “lixo” na Europa, que são a matéria prima para os remoldados, para alguns considerados inseguros, uma vez que não se sabe as condições de uso anterior. Com custo inferior tem sido forte concorrente aos grandes fabricantes nacionais. Não se pode esquecer que pneu é um item importante de segurança. A empresa deve importar grande parte de sua produção do país vizinho para o Brasil e agora os consumidores terão a opção de um “pneu paraguaio”.

Porsche
A Porsche comemorou, nesta semana, o número de 100 mil unidades produzidas do modelo 911. Lançado em 1963, o superesportivo chegou à sua sexta geração (997) em abril de 2004. A unidade recorde foi um Carrera S.

Fiat
O Stilo 2008 terá duas novidades: o motor 1.9 Flex de 130 cv, que substitui a unidade bicombustível 1.8 litro atual, e a transmissão automática de quatro velocidades que, posteriormente, também será oferta para o Idea.

Gente
Arison Souza, ex-Renault Brasil e França é o novo diretor de Marketing da Nissan. Na mesma empresa, Marcelo Bracco, na Iveco ex-diretor de vendas e marketing para América Latina, e nos EUA de desenvolvimento para a International, é novo diretor de vendas.

GM
Um investimento de US$ 500 000 000 nas operações de Brasil e Argentina foi anunciado pelo presidente da General Motors Corporation. Esse dinheiro será usando para o desenvolvimento de uma nova família de veículos pequenos, que serão comercializados em mercados emergentes. Além disso, a verba também será utilizada em melhorias e atualizações das fábricas de Rosário, na Argentina, e São Caetano do Sul, no Brasil. O investimento inclui a expansão da área de desenvolvimento de produto do Centro Tecnológico da GM do Brasil, com a construção de um novo prédio para a engenharia e a compra de novos equipamentos e melhorias na infra-estrutura.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.