A Turquia recebe 30 milhões de visitantes ao ano. 17 milhões são turistas que se destinam a Istambul: o mesmo número dos habitantes da única cidade do mundo entre dois continentes.

Veja a galeria de imagens.

Istambul representa a Turquia, país que está mais do que na moda no Brasil. A televisão Globo iniciou  a transmissão de reportagens focalizando a bela cidade no Bósforo, entre a Europa e a Ásia, e as atrações especiais por todo o país. Combinando o tradicional com o moderno, demonstrando o amor ‘a sua própria cultura, a Turquia vive também um estilo cosmopolita, o que faz a fórmula perfeita para o Turismo.
Os passageiros da Turkish Airlines em conexão em Istambul podem aproveitar as horas livres para conhecer a cidade que foi a capital dos impérios romano, bizantino e otomano e agora é a capital cultural e financeira da Turquia.
Istambul é a única metrópole que une dois continentes, a Ásia e a Europa ligados um ao outro pelo Estreito de Bósforo. Os passeios podem ser de meio período ou de um dia inteiro.
Os passageiros  que dispõem de  seis horas de intervalo entre um voo e outro podem solicitar o passeio para conhecer a parte histórica de Istambul. São duas opções de tour guiado por dia, o primeiro começa às 9h e vai até 15h, e o outro vai das 12h às 18h. Pela manhã o passeio inclui o Grande Bazar, com suas mais de 4 mil lojas  visitadas diariamente por  mais de 250 mil pessoas por dia; a Basílica Cistern, a maior  cisternas debaixo do nível da rua;  e o Hipódromo, erguido no século 2 d.C.. Na parte da tarde os passeios incluem a torre Galata, de onde se avista  toda cidade. Os roteiros   de um dia inteiro levam até o Palácio Topkapi, o maior e mais antigo palácio que restou, onde viveram sultões e suas cortes. Em qualquer uma das opções, um carro busca os passageiros no aeroporto e depois os leva de volta. Os passeios não têm custo para os clientes da Turkish em conexão. Mais informações em www.istanbulinhours.com
A Turkish Airlines voa três vezes por semana sem escalas de São Paulo para Istambul na Turquia, de onde oferece conexões para Ásia Central, Extremo Leste da Ásia e Oriente Médio. Os vôos são feitos com aeronaves Airbus 340-311/313 equipadas com duas classes: executiva com capacidade para 34 passageiros, e econômica, para 237 passageiros. A Turkish Airlines integra a Star Alliance. Mais informações e reservas: (11)3371-9600.
 [email protected]
Na internet, www.flyturkish.com.br
ISTAMBUL
Através da história Istambul sempre foi focalizada por causa da riqueza, do poder e do prestígio. Foi fundada como Bizâncio pelos colonizadores gregos em torno do ano 660 antes de Cristo,  escolhida como capital do Império Romano, quase mil anos depois, sendo chamada Constantinopla ou Nova Roma, até ser conquistada pelo otomanos em 1453. Tinha uma população de 400 mil habitantes em torno de 1200. Hoje abriga 13 milhões de pessoas, que mantém Istambul como o destino mais fascinante e estimulante da Europa.
SONS, CORES E AROMAS
Na Taksim Square em Beyoglu, antigo Pera, a música moderna toma conta dos ares, a partir dos aparelhos de som de vendedores de rua. Se mistura com a voz do muezzin chamando do alto das mesquitas – Allahü Akbar – lembrando o horário das cinco orações diárias obrigatórias. No memorial a Atatürk,  bandas de rock  fazem vibrar guitarras e tambores,enquanto o bonde no Túnel passa gingando e fazendo soar sinetas. O trânsito é frenético, as multidões se cruzam em cada esquina. O movimento é constante, lotando ruas, praças e pontes de gente e veículos, correndo como sangue nas veias. O povo das regiões rurais continua procurando a metrópole do Bósforo, seduzido pelos símbolos de prosperidade e progresso, na esperança de uma vida melhor. Praticamente toda a Anatólia vive em Istambul, lugar onde no dia 29 de maio de 1453 o Sultão Mehmed Fatih invadiu as muralhas de Teodósio e fez um sangrento ponto final para o Império Bizantino.  Ainda com as ruínas, Otogar hoje é um imenso conjunto de neon e anúncios coloridos, arcadas e calçadas, formando um centro dentro do centro da cidade, misturando Ocidente e Oriente.Nas horas de maior movimento, os ônibus de turistas chegam, uns após os outros, despejando visitantes e suas máquinas fotográficas.  Todos são cercados por vendedores de água, bilhetes de loteria, biscoitos cobertos por sementes de gergelim, carregadores passam levando tapetes enrolados sobre os ombros, carrinhos lotados de mercadorias seguem em direção ao mercado ou ao bazar. O burburinho segue até ‘a noite, quando as luzes da cidade são refletidas nas águas do Bósforo. É quando restaurantes, bares, confeitarias e cafés ganham vida, com gente circulando pelas principais ruas da cidade.
O QUE VER
AYA SOFYA – A Igreja da Sabedoria Divina, é um dos grandes monumentos de arquitetura do mundo. Foi consagrada como igreja em 537 pelo imperador Justiniano, para afirmar o poder de Roma. Fica no mesmo espaço de uma acrópole bizantina. Até a conquista de Constantinopla, em 1453, foi vista como a maior igreja do cristianismo.Olhando para a abóboda, o visitante se depara com uma decoração feita com 30 milhões de mosaicos dourados. Quatro minaretes foram acrescentados quando a cidade foi conquistada pelos otomanos e muitos mosaicos foram pintados com símbolos, quando a igreja foi convertida em mesquita. Hoje é um museu.
ISTIKLAL CADDESI – A combinação de tradicional e moderno fica bem presente na rua de pedestres, onde passa uma linha de bonde, onde roupas do passado e a juventude de hoje se misturam, em torno de lojas de moda européia, restaurantes típicos, confeitarias e boutiques.
PONTE ATATURK – A ponte do Bósforo, também conhecida como Ponte Ataturk, foi aberta oficialmente em outubro de 1973, marcando os cinqüenta anos da República Turca. Com 1.560 metros, é considerada como a sexta  ponte suspensa mais longa do mundo.
TOPKAPI – O Palácio Topkapi foi construído por Mehmet II logo depois da conquista de Constantinopla e durante 400 anos foi residência dos sultãos. Os azulejos de Iznik no Harem e o Hall Imperial são obras primas em tons de azul.
GRAND BAZAR – Mais de quatro mil lojas fascinam o turista, lembrando as lendas da caverna de Ali Baba. Tapetes, kilims de toda a Ásia Central, jóias em ouro, acessórios em couro (também com griffes falsificadas), temperos típicos, doces da terra, peças em madeira com ricos trabalhos de incrustação de madrepérola ou tons diferentes de madeira de lei, são sempre uma atração. Bastam seis metros quadrados de espaço para que o neto de um comerciante mantenha os negócios da família, vendendo fios de pérolas e pedras semipreciosas vindas do Usbesquistão, que o proprietário gosta de combinar em  jóias vistosas.Os tesouros do Grand Bazar incluem corais, turquesas, amestistas, prata, safiras.
 Fora do mercado, uma das marcas mais famosas da Turquia é a Hakko, fundada em 1934 por Vitali Hakko para vender lenços de seda. O filho Cem hoje é vice presidente do verdadeiro império Vakko, que inclui  moda, móveis e decoração, perfumes, chocolates e até estação de rádio.Quem faz compras na loja de departamentos Vakko no coração de Beyoglu, deve aproveitar para provar os doces do Café Vakko e seu interior de veludos vermelhos.
MESQUITA AZUL – É como uma magia: a Sultan Ahmet Camii, conhecida como Mesquita Azul, uma das atrações mais famosas de Istambul, fica ainda mais espetacular quando anoitece, por causa das luzes que a tornam uma espécie de miragem. Foi construída entre 1609 e 1619 e deve seu nome ‘a grande quantidade de azulejos azuis de Iznik que decoram seu interior.É preciso saber o horário em que é permitida a entrada de visitantes, porque guardas impedem  o acesso de turistas durante as orações.
SAUNA
Desde 1584 o melhor lugar para suar, descansar e aproveitar os benefícios de uma massagem é Çemberlitas, banhos que foram projetados pelo arquiteto Sinan. O espetacular complexo de hamam na parte antiga de Istambul tem espaços separados para homens e mulheres. É preciso reservar uma hora e meia, pelo menos, para um atendimento completo.
BÓSFORO
Pescar do alto da ponte que liga Ásia e Europa é um dos passatempos mais apreciados pelos locais. Na parte baixa da ponte funcionam restaurantes que servem peixes e frutos do mar, preparados com receitas regionais.Balik quer dizer peixe; Balikçi, pescador. Ficou famoso o restaurante Balikçi, situado diretamente sobre o Bósforo, servindo talvez o melhor  peixe da região, em ambiente simples e rústico, mas com uma vista inesquecível para as águas.
Um cruzeiro pelo Bósforo em barcos comuns ou de turismo é absolutamente indispensável, para que se possa apreciar as antigas casas de madeira e ricos e famosos do passado, muitas delas transformadas hoje em hotéis de charme e restaurantes. A largura do Bósforo varia de cerca de 1.200 metros a quase 4 mil metros. Um dos destinos mais populares no Bósforo é Bebek, onde todos procuram pelos cafés ‘a beira d’água e pelos pratos de peixes.
GEOGRAFIA
Istambul tem a mesma latitude que Beijing, Madri, Nápoles e Nova York. A cidade fica junto da baia e porto Corno de Ouro, ao longo de  quase trinta mil metros do Bósforo, que faz conexão entre o Mar Negro e o Mar de Marmara, marcando a separação entre a Europa e a Ásia. As temperaturas em julho e agosto oscilam entre 20 a mais de 30ºC ; de abril a maio, e de setembro a outubro, as temperaturas variam de 15 a 25ºC . O inverno pode ser rigoroso em dezembro a janeiro, entre 2 a 9º C.
MODERNIDADE
Mustafá Kemal Pasa (1881-1938), conhecido como  Atatürk, -Pai dos Turcos-, deu ao país a sua independência, fundando a moderna Turquia. O Sultanato foi abolido em 1922, e um ano depois  tornou-se oficial a separação entre o Estado e a Religião. A República da Turquia, tendo como capital Ancara, foi proclamada em 29 de outubro de 1923. Como presidente, Atatürk implementou uma série de reformas importantes: trocou a escrita árabe pelo alfabeto latino, deu poderes sociais e políticos ‘as mulheres, aboliu a poligamia, introduziu o vestir no estilo ocidental, proibindo o fez para os homens e os véus para as mulheres, fez obrigatório o uso de sobrenomes e trocou a sexta feira pelo domingo como  feriado público.
HOTÉIS MÍTICOS
Çiragan Palace Hotel Kempinski é um palácio completado em 1874, onde residiram os últimos sultãos otomanos. Decorado com elementos mouriscos, é uma cópia da arquitetura da Alhambra, na Espanha. Construído diretamente sobre a margem do Bósforo, foi transformado em hotel cinco estrelas com prédio adicional, oferecendo 315 apartamentos e suítes, cinco restaurantes, spa, piscina de horizonte perdido. Mesmo quem não é afortunado o suficiente para se hospedar nessa maravilha, deve pelo menos fazer uma refeição ou tomar um chá ‘a beira da piscina. Joalherias, antiquários, boutiques de grandes grifes têm espaço no prédio do palácio, onde estão as suítes principais e restaurantes especiais, incluindo o que serve pratos que repetem antigas receitas usadas no palácio, há quase duzentos anos. Outra referência histórica é o Pera Palace, construído em 1892 como local de hospedagem para os passageiros do elegante Orient Express. O Pera Palace Hotel  fica no centro da parte antiga de Beyoglu. Uma das lendas locais é o quarto 411, onde se hospedou Agatha Christie durante onze dias, em  1926, tempo em que planejou sua obra mais conhecida Assassinato no Orient Express. Também foi lá , no Orient Express Bar, que  Mara Hari, Greta Garbo e Atatürk tomavam seus drinques. Vale a visita.
O QUE NÃO FAZER
* Nunca aponte o dedo para alguém
* Nunca mostre a sola dos sapatos ou dos pés
* Não assoe o nariz em público
* Beijos em público não são bem vistos na região das mesquitas
* Nem pense em visitar mesquitas vestindo shorts, bermudas, mini saias
* Mulheres devem cobrir os cabelos, braços e ombros para entrar em lugares religiosos
* Nos horários de orações (são cinco ao dia), não é permitida a entrada de turistas nas mesquitas
SERVIÇO
-O Atatürk Airport dista 25 quilômetros do centro da cidade. A melhor maneira de chegar ao coração de Istambul é com táxi. Dependendo do trânsito, a duração do percurso é de 30 minutos. Nas horas de pico, pode levar horas.
– Quem viaja sem reserva de hotel, pode encontrar acomodação através das agências no hall de chegada do aeroporto, que ficam abertas 24 horas ao dia.
– A troca de moeda pode ser feita nos bancos. O do aeroporto funciona 24 horas . No comércio são aceitos o dólar, o euro e a maioria dos cartões de crédito.
– City tours operam diariamente e duram aproximadamente quatro horas. Fique preparado para as paradas em lojas de turistas, onde o guia sempre tem comissão. Os pontos turísticos que normalmente fazem parte dos roteiros são Hagia Sophia, Blue Mosque, Turkis and Islamic Museum, Hipódromo, Palácio Subterrâneo, Palácio Topkapi, e Mesquita Süleymaniye. Outras opções: passeio de barco pelo Bósforo; Colina Camlica e o Palácio Beylerbeyl.
– Maiores eventos anuais: em março, o International Istanbul Film Festival e Boat Show. Em junho até fins de julho (verão), o Istanbul Festival.
– É costume deixar 10% de gorjeta nos restaurantes. A maioria já inclui a taxa de serviço na conta.
–  O clima de Istambul é subtropical e mediterrâneo. Os melhores meses para visitar a cidade das Mil e Uma Noites : de maio a outubro.