O município de Piraquara recebeu, na última semana, a visita de uma comitiva trentina. Os 24 visitantes vieram de Canal San Bovo, cidade do Valle del Primiero, Norte da Itália. Além de Piraquara, eles também visitaram as cidades em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Entre os visitantes, o atual prefeito de Canal San Bovo, Renato Loss, e a família de Luigi Zortea (ex-prefeito da cidade) – italiano que estava abordo do voo 447, que desapareceu em 1º de junho do ano passado. “A nossa viagem tem objetivo duplo, o de fortalecer o gemelaggio, firmando em 2009, e o de fazer o mesmo roteiro que Luigi Zortea fez aqui no Brasil”, comentou Loss.

A primeira delegação trentina que visitou Piraquara, em 2009, era composta por Luigi Zortea, prefeito de Canal San Bovo, da região do Valle del Primiero; Giovanne Battista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento; e Rino Zandoná, diretor da Associazione Trentini Nel Mondo.

Eles estavam abordo do trágico voo 447, que desepareceu depois de deixar o Brasil, em 1º de junho do ano passado, num voo da Air France.  Os trentinos permaneceram em Piraquara nos dias 23 e 24 de maio, onde formalizaram um gemelaggio, programa europeu de intercâmbio cultural, econômico e tecnológico.