A partir de um projeto apresentado pelo Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a ONG Holandesa NLR, Piraquara recebeu um equipamento de laserterapia para o tratamento e cicatrização de úlceras em pessoas com a doença. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida e elevar a autoestima do paciente. Além do município, também foram contempladas mais cinco instituições entre as cidades de Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Londrina.

Para o prefeito Gabriel Jorge Samaha (Gabão) a aquisição deste equipamento irá proporcionar um melhor atendimento aos pacientes. “Esse é um momento histórico, superamos a fase do preconceito e estamos construindo uma política inclusiva, cidadã e com princípios da solidariedade”, destacou Gabão.

Na sexta-feira passada (3), uma capacitação sobre conhecimentos técnicos do equipamento, anatomia e fisiologia da pele e o processo de cicatrização foi ministrada pelo mestre em Engenharia Biomédica pelo CEFET/UTFPR Adriano Mehl, médico responsável da Comissão Feridas e Curativos; Ambulatório de Feridas e Pé Diabético; serviço de Medicina e Oxigenoterapia Hiperbárica do Hospital Nossa Senhora do Pilar.