SÃO PAULO, SP – Com a chuva que cai em alguns pontos da capital paulista na manhã desta terça-feira (23), as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás circulam com velocidade reduzida.
De acordo com o Metrô, a linha 1-azul tem redução de velocidade entre as estações Tiradentes e Tucuruvi. Na linha 2-verde, o usuário enfrenta lentidão entre as estações Vila Prudente e Chácara Klablin.
Na linha 3-vermelha, a mais movimentada, circula com lentidão entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé. Na linha 5-lilás, os usuários sofrem com a lentidão entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.
A manhã começa com tempo fechado na capital. O céu permanece encoberto e as temperaturas seguem estáveis. De acordo com a rede de estações meteorológicas do CGE, o valor médio registrado é de 20ºC. Os valores de umidade relativa do ar se aproximam da marca de 100%.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, o tempo permanece instável, com possibilidade de chuva ao longo do dia e aumento de riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. A temperatura máxima deve chegar aos 23°C.
A previsão para quarta-feira (24) é de chuva leve e chuviscos na capital paulista. A temperatura mínima oscila em torno de 17ºC, enquanto que a máxima não devem superar os 23ºC. O solo encharcado ainda mantém elevado o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra.
TEMPORAL
A chuva da noite desta segunda provocou a morte de um homem na região de Higienópolis, no centro de São Paulo. A vítima estava em um táxi que foi atingido por uma árvore.
Ao todo, a cidade ficou em estado de atenção por duas vezes e cinco regiões entraram em estado de alerta por conta do transbordamento de córregos e rios. Houve ainda problemas em duas linhas da CPTM e o alagamento das entradas do terminal Bandeira.
Os estados de alerta aconteceram por conta dos transbordamentos do Ribeirão dos Meninos e do córrego Ipiranga, na região do Ipiranga; do Ribeirão Vermelho, na região de Pirituba; do córrego Aricanduva, na região do Aricanduva; do rio Tamanduateí, região da Sé; e do rio Tietê, na região de Santana.
Ao todo, a cidade chegou a ter mais de 30 pontos de alagamento no final da noite. A pista central da Anchieta também foi bloqueada entre o km 10 e o km 13, no sentido litoral, por conta do risco de transbordamento do Ribeirão dos Couros.