HONG KONG, 19 (AE-AP) – O governo de Macau anunciou nesta segunda-feira que seguirá as instruções da Coréia do Norte e liberará os fundos congelados em um banco local acusado pelos Estados Unidos de auxiliar os norte-coreanos em supostas atividades de lavagem e falsificação de dinheiro.

“No que concerne aos fundos norte-coreanos, o processo transcorrerá de acordo com as instruções dos titulares das contas”, informou a Autoridade Monetária do território chinês por meio de um breve comunicado.

Espera-se que Macau libere US$ 25 milhões em fundos norte-coreanos porque diplomatas dos Estados Unidos e da Coréia do Norte confirmaram mais cedo que houve um acordo com relação ao dinheiro, congelado desde setembro de 2005.

Daniel Glaser, subsecretário do Tesouro americano, disse a jornalistas em Pequim que o dinheiro seria transferido para uma conta do governo norte-coreano no Banco da China em Pequim para uso em educação e situações humanitárias. Segundo Glaser, tal proposta partiu da Coréia do Norte.

O congelamento dos fundos levou a um boicote norte-coreano de mais de um ano de duração às negociações multilaterais em torno de seu programa nuclear.