A mais curta e uma das mais contundentes tragédias de Shakespeare, Macbeth trata da ambição, jogos de poder, vingança e cobiça. Voltando de uma batalha, generais do exército escocês do Rei Duncan encontram três feiticeiras. O general Macbeth é saudado profeticamente por elas como futuro Barão de Cawdor e Rei da Escócia, e Banquo, como pai de uma linhagem de reis. Nobres escoceses trazem a mensagem de que o Barão de Cawdor havia sido executado por traição e que todas suas terras e título passariam a Macbeth. A realização da primeira profecia impulsiona a ambição de Macbeth em se tornar rei. Em seu castelo, sua mulher, Lady Macbeth, lê com satisfação a carta do marido relatando o encontro com as bruxas e a esperança ali contida. Na noite em que o Rei Duncan se hospeda no castelo de Macbeth, este decide matá-lo, com a ajuda da esposa. O ato brutal dá início a uma de série de assassinatos que Macbeth, já coroado rei, cometerá para manter-se no trono. A peça, com direção de Aderbal Freire Filho e tradução de Aderbal e João Dantas, estreia hoje no Festival de Teatro.
A peça marca ainda a volta da atriz Renata Sorrah (foto) aos palcos, que costuma fazer poucas, mas bem escolhidas peças. “Gosto de dramaturgia contemporânea, mas valorizo os textos eternos, aqueles que atravessam os séculos e fazem meu coração bater. Você lê um texto de Tchecov e tem a sensação de que ele sabia o que viria adiante. Shakespeare botou o humano no palco”, disse a atriz na ocasião da estreia da peça, no Rio de Janeiro. O personagem-título é interpretado por Daniel Dantas, que iniciou o projeto em 2008 e uniu Renata e Adherbal em torno dele.
À exceção de Renata e Daniel, todos os outros membros do elenco se dividem em diversos papeis, onde se destacam as três bruxas (Andrea Dantas, Edgard Amorim e Felipe Martins), Banquo (Thelmo Fernandes) e Macduff (Edgard Amorim). A cenografia de Fernando Mello da Costa e os objetos e adereços de Márcia Machado utiliza de elementos simples e lúdicos para diferenciar os espaços.  A concepção de figurino é de Marcelo Pies, e usa de lindos vestidos (Lady Macbeth) e roupas simples de marcas famosas, porém a mistura de conceitos e épocas. A trilha sonora é de Tato Taborda.
 A direção é de Aderbal Freire-Filho e no elenco, Daniel Dantas, Renata Sorrah , Camilo Bevilaqua, Thelmo Fernandes, Felipe Martins, Erom Cordeiro, Charles Fricks, Edgard Amorim, Andrea Dantas- Bruxa, Guilherme Siman, Ricardo Conti e Marcelo Flores | Produção executiva e administração: Luciano Marcelo Produção Executiva: Bruna Ayres | Diretor assistente: Fernando Philbert | Cenário: Fernando Mello da Costa | Figurino: Marcelo Pies | Trilha Sonora: Tato Taborda | Iluminação: Luiz Paulo Nenen | Assistente de direção: Isabel Lobo | Realização: Próspero Produções e Primeira Página Produções | Duração: 155 minutos.

Serviço
Datas:
23/03 às 20h30, 24/03 às 20h30
Gênero: Drama
Preços: R$ 45,00 e R$ 22,50
Local: Teatro Guaíra (Guairão)