As mulheres são maioria em curso na área de Construção Civil oferecidas em Pinhais. No curso do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq), programa desenvolvido a partir de uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Pinhais, cerca de 80% dos alunos é do sexo feminino.

A Secretária de Assistência Social Marcia Ferreira se disse feliz e surpresa com o número expressivo de alunas mulheres e reafirma a importância do município de Pinhais ter iniciado este curso. “O objetivo é aumentar a mão-de-obra na área de construção civil, principalmente por causa das obras do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, que iniciarão no município de Pinhais”, comenta.

Um dos cursos é o de Pedreiro/Azulejista, ministrado pelo SENAI, destinado a beneficiários do Programa Bolsa Família, que tenham mais de 18 anos e mínimo 4ª série completa.

A Secretária de Obras Públicas, Leila Gissi, disse que o número de mulheres trabalhando na área da construção civil tem aumentado muito nos últimos anos, e daqui há algum tempo as mulheres terão tomado à frente dos homens nessa função”, completou.

O curso acaba em dezembro, mas já estão previstos novos cursos nesta área: Pedreiro/Gesseiro, Encanador/Eletrecista, Armador, Carpinteiro. Os interessados podem procurar os CRAS ou a Agência do Trabalhador em Pinhais e efetuar as inscrições.