SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP – Christian Jankowski, artista alemão que vive em Berlim, foi anunciado nesta segunda (17) como diretor artístico da próxima edição da Manifesta, tradicional mostra bienal que acontece em cidades diferentes da Europa a cada edição.
Será a primeira vez que um artista e não um crítico ou curador assume essa posição.
Depois de uma conturbada edição neste ano em São Petersburgo, onde a mostra sofreu boicotes e protestos por causa da situação política na Rússia e da anexação da Crimeia pelo país, a próxima Manifesta está marcada para 2016 em Zurique.
Jankowski é conhecido desde os anos 1990 por obras em que mistura o mundo da arte a personagens de fora, convocando desde mágicos a âncoras de telejornal para suas performances.
Ele já adiantou que pretende investigar o tecido urbano da cidade suíça em sua edição do evento, mostrando como Zurique evoluiu de uma zona rural para importante centro financeiro europeu e que impacto isso tem sobre a cena artística atual.
De certa forma, a próxima Manifesta também servirá de celebração do centenário do movimento dadaísta, que começou em Zurique, no famoso cabaré Voltaire, em 1916.