Investigado na Operação Lava Jato e prestes a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), receberá do líder do PPS na Casa, Rubens Bueno, a indicação do nome do juiz Sérgio Moro para ser um dos contemplados com a Medalha do Mérito Legislativo. Novos inquéritos de políticos devem ser abertos no STF após primeiras denúncias. A medalha é concedida anualmente pela Câmara a pessoas e entidades que tenham prestado serviços relevantes ao País. Geralmente as indicações vêm das lideranças partidárias e dos membros da Mesa Diretora. A solenidade de entrega da medalha deve acontecer em novembro.

Símbolo
Bueno alega que Moro é símbolo da maior operação de combate à corrupção no Brasil. O juiz Sérgio Moro dá esperança para milhões de brasileiros que não aguentam mais a corrupção entranhada nas estruturas de governo. Em suas ações, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, exerce a Justiça de verdade. Aquela onde ninguém, por mais poderoso que seja, está acima da lei, justifica Bueno.

Temperatura
A Assembleia Legislativa deve voltar a viver, em breve, novos momentos de tensão, com a apresentação pelo governo do projeto que pretende mudar as regras para a eleição de diretores de escolas estaduais. Entre as propostas do Executivo estão estabelecer o mesmo peso para o voto de pais, alunos, professores e funcionários, alterando o atual sistema em que a comunidade e estudantes somam 50% dos votos e a comunidade escolar, docentes e servidores, representam a outra metade. Outra medida polêmica é a que prevê mandatos de dois anos, com a disputa da reeleição condicionada à aprovação da candidatura pela Secretaria da Educação.

Guerra
A APP-Sindicato já avisou que é contra as mudanças. O líder da bancada de oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), considera que a intenção do projeto é transformar os diretores das escolas estaduais em braços de governo e partidos. Aqueles diretores que não rezarem pela cartilha do governo dificilmente serão reconduzidos. Isto é um ataque à democracia do processo, disse Veneri.
Ex-presidente da APP, o deputado Professor Lemos previu que se o governo insistir na proposta, o Legislativo voltará a viver cenas de guerra como as que marcaram o primeiro semestre.

Sem medo
O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), confirmou que o projeto deve chegar nos próximos dias à Casa, e alegou que a intenção do Executivo é radicalizar a democracias nas escolas. Quem tem medo da democracia?, questionou Romanelli, rebatendo as preocupações dos parlamentares oposicionistas.

Recuperação
Um dia depois de ser citado como nome mais forte do PSDB para ser candidato à sucessão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), o ex-vice-governador e secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns (PSDB) visitou ontem o presidente da Assembleia e do partido, deputado Ademar Traiano. Tanto Traiano quanto Arns avaliam que a conjuntura política e econômica do Paraná está melhorando e o Estado está recuperando a capacidade de investir. A expectativa é que com isso, os tucanos recuperem a força política para emplacar uma liderança do partido na disputa sucessória da Capital.

Tempo real
Os deputados aprovaram ontem pedido da liderança da oposição para que a Secretaria da Fazenda disponibilize aos parlamentares acesso irrestrito aos sistemas de execução orçamentária e financeira utilizados pelo governo estadual, Siafi e e-COP. Veneri explicou que os senadores e deputados federais possuem acesso ao Siafi, fornecidos pelo governo federal, mas que o mesmo não ocorre em âmbito estadual.