A chuva forte na noite de quinta-feira provocou estragos na Grande Curitiba. Mas, conforme a meteorologia, vem mais temporal no final de semana. Mesmo na tarde e noite de sexta-feira, a estrutura da Defesa Civil Estadual e Municipal estavam de prontidão. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), emitiu alerta de possibilidade de chuva acompanhada por ventos fortes e descargas atmosféricas para o Paraná também no sábado e domingo.

“No final de semana podemos ter pancadas de chuva forte e ventos de 50 a 60 quilômetros por hora. E o alerta vale para todo o Estado”, conta o capitão Antonio Hiller, da Defesa Civil Estadual. Os temporais são uma combinação de temperaturas elevadas com o choque com frentes frias que avançam sobre o Estado.

Durante a semana toda, as temperaturas ficaram muito altas, em especial no interior. Na sexta-feira, as máximas chegaram a mais de 34 graus no Oeste, 33,5 graus em Umuarama e 33,4 graus  em Marechal Cândido Rondon. Na Capital, os temrmômetros atingiram quase 30ºC. “Havia a possibilidade de formação de granizo ainda na noite de sexta-feira”, avisava o capitão Hiller. A instabilidade acentuada mantém-se até a próxima terça-feira, com chances de chuva à qualquer hora do dia em todo o Paraná.

 Outubro — Com os alertas para este final de semana, já são nove alertas emitidos para o Paraná somente neste mês. Ou um alerta a cada 3,4 dias. E o mês ainda nem terminou. No mês de outubro do ano passado foram oito alertas emitidos pela Sedec. Em novembro e dezembro de 2007, foram mais 10 alertas. “A temporada dos temporais chegou”, diz o capitão Hiller.

No caso de alertas para eventos severos, as defesas civis nos municípios deixam toda a estrutura de atendimento em prontidão, desde o Corpo de Bombeiros, que faz o primeiro atendimento, até a área social, para atender eventuais problemas com desabrigados.

Outubro está entre os meses de maior concentração de chuvas. O índice pluviométrico fica entre 100 e 142 milímetros para a Região Metropolitana de Curitiba.