Divulgação/Assessoria de Imprensa

A Metrocard – Associação que congrega as empresas de transporte público que atendem as cidades da Região Metropolitana de Curitiba – anuncia o início da operação de 12 totens de autoatendimento direcionados aos usuários de ônibus da RMC e do cartão Acesso Metrocard MasterCard.

Já estão em operação dois totens localizados na sede da Metrocard e nos terminais de Pinhais, Rui Barbosa, Piraquara, Maracanã, Novo Fazenda Rio Grande, Central de Araucária, Central de São José e Guaraituba. Nesta semana entra em operação o totem localizado no terminal de Campo Largo – nas próximas semanas entrará em operação o totem do terminal Afonso Pena.

Com desempenho similar ao de um caixa automático de banco, o equipamento não requer o atendimento pessoal, dando mais autonomia e agilidade para quem precisa recarregar seu cartão Acesso Metrocard MasterCard. Os totens aceitarão, como forma de pagamento, inicialmente, somente cartões de débito (de qualquer bandeira ou instituição bancária) e permitirão fazer a recarga fora do horário comercial, direto nos terminais.

Segundo a Associação, a expectativa é agilizar o atendimento ao passageiro, bem como auxiliar na diminuição da circulação de dinheiro nos ônibus. “Esta é mais uma inovação para o transporte público metropolitano oferecida pela Metrocard, que facilita o cotidiano do usuário, que não precisa se deslocar para fazer a recarga, e aumenta a sua segurança, por se tratar de uma operação que não envolve dinheiro”, diz o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.

Como funciona?

O usuário insere o cartão Metrocard no totem e digita o valor do crédito a ser transferido. Na tela aparecem a quantia da recarga e o saldo atual do usuário. Basta inserir o cartão de débito e finalizar a compra. Os créditos aparecem automaticamente, assim que a transação for concluída. Ao final, o totem emite o comprovante da transação do cartão de débito e o comprovante da recarga do cartão Metrocard.